sexta-feira, outubro 23, 2020

REGISTOS PAROQUIAIS QUINHENTISTAS

ALBICASTRENSES DO SÉCULO XVI
Aos 13 dias baptizey costança filha de pero vaz Vasconcelos e de ysabel mansa foram padrinhos joan roiz castello branco e antonio vaz estacio e maria de guois e joana Roiz todos parentes e a guerra parteira.
Domingos tomé
 
Pedro Vaz de Vasconcelos era filho de Manuel de Vasconcelos, Cav. Fid. da C.R. que viveu em C. Branco, onde casou com D. Constança Rodrigues de Castelo Branco, filha do poeta do Cancioneiro Geral João Rodrigues de Castelo Branco. Sucedeu na casa de seu pai e viveu na mesma vila, onde faleceu a 10-8-1610 e jaz enterrado defronte da porta principal da Igreja de S. Maria, tendo casado com D. Isabel Manso, filha de Filipe Vaz Carrasco, escudeiro fidalgo e cavaleiro de guarda de El-Rei e de sua mulher D. Brites Manso.
Foram seus filhos;
- O Padre Manuel de Vasconcelos, nascido em C. Branco em 1575 e falecido a 13-7-1674 em Torres Vedras, formou-se em Cânones na Universidade de Coimbra a 3-7-1604 e foi um dos grandes benfeitores da Misericórdia de C. Branco, a quem deixou a maior parte dos seus bens, como refere entre outros, o Dr. José Lopes Dias em Estudantes da Universidade de Coimbra, naturais de C. Branco;
- António de Vasconcelos que foi batizado a 14-5-1565 na Igreja de S. Maria, frequentou a Universidade de Coimbra e foi escrivão da Misericórdia de C. Branco em 1614 e o testamenteiro do Padre Heitor Borralho de Almeida, vigário de S. Maria, tendo falecido a 6-3- 1610;
- D. Constância Rodrigues, cujo registo de batismo aqui vai exarado e que faleceu moça e solteira a 21-10-1596 e jaz na capela-mor da igreja de S. Maria; Filipe Vaz de Vasconcelos (ou Carrasco), que foi batizado a 15-11-1567 na igreja de S. Maria, bacharelando-se em Cânones na Universidade de Coimbra a 13-7-1567 e foi mestre-escola da Sé de Portalegre; - Joana Manso e D. Maria de Vasconcelos, que faleceram.
- António Vaz Estaço era filho de Simão Vaz Frazão, que foi almoxarife e Juiz dos Direitos Reais de C. Branco, a quem foi dada carta de brazão com armas dos Frazões e de sua mulher D. Violante Estaço.
Viveu em C. Branco, onde exerceu o cargo de almoxarife e casou com D, Ana Frazão de que descendem entre outros, os Frazões do Sabugal e os barões de Ruivos.
Recolha de dados:
 “Registos Paroquiais Quinhentistas de Castelo Branco”. 
Da autoria de Manuel da Silva Castelo Branco.
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...