terça-feira, abril 27, 2021

FERNÃO DE MAGALHÃES

500 ANOS DEPOIS...

(Nascimento 1480, Saborosa, Reino de Portugal. Morte, 27 de Abril de 1521) 

Numa época em que alguns pretendem rescrever a nossa historia, este albicastrense que não alinha nessa estapafúrdia maluqueira,  recorda alguém que morreu  no dia de hoje à 500 anos.

Navegador Portuguesa que se notabilizou por ter encabeçado a primeira viagem de circum-navegação  ao globo de 1519 até 1522, ao serviço da Coroa de Castela. A expedição espanhola Magalhães-Elcano. Nascido numa família nobre, em 1505 viajou para as Índias Ocidentais, participando de várias expedições militares.

A serviço do rei de Castela, Carlos V  do Sacro Império Romano-Germânico (também rei de Aragão e Itália  entre outros títulos), planeou e comandou a expedição marítima que efetuou a primeira viagem de circum-navegação ao globo. 
Foi o primeiro a alcançar a Terra do Fogo no extremo sul do continente americano,  a atravessar o estreito que hoje que hoje leva seu e a cruzar o Oceanos Pacifica, que nomeou. 
Fernão de Magalhães foi morto em batalha em Cebu nas Filipinas durante a expedição, posteriormente chefiada por Juan Sebastián Elcano  até ao regresso em 1522. O Pinguin-de-Magalhães   recebeu o seu nome como homenagem, já que Magalhães foi o primeiro Europeu a ter visto um. 
As aptidões de navegação de Fernão também foram reconhecidas na nomeação de objetos associados à astronomia, incluindo as Nuvens de Magalhães, as crateras lunares de Magalhães, e as crateras marcianas de Magalhães  e as crateras marcianas de Magalhães e sonda espacial da NASA Magellan   (versão inglesa do nome).
A sua vida e a viagem de circum-navegação é descrita ao pormenor no romance biográfico " Fernão de Magalhães e a Ave- do- Paraiso"   do escritor João Morgado. 

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre). 
                                             O ALBICASTRENSE

2 comentários:

  1. Anónimo21:49

    "morreu do dia de hoje à 500 anos."
    Correctamente, seria "morreu no dia de hoje há 500 anos."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo.
      Parece que não lhe escapa nada.

      Eliminar

BENDITAS ELEIÇÕES DE 2025

OBRAS NA TERRA ALBICASTRENSE Depois de algum marasmo, as prometidas obras na terra albicastrense arrancaram de vez. Não vou aqui bater no no...