quarta-feira, julho 03, 2024

MEMÓRIAS DA VIDA PARTIDÁRIA DA TERRA ALBICASTRENSE

O movimento a que me refiro, é o MES (Movimento de Esquerda Socialista) A casa foi devastada pelo tempo, o movimento político evaporou-se, os militantes, uns morreram, outros passaram-se para outros partidos. 
Para terminar tenho a dizer, que conheci albicastrenses que militaram neste movimento, gente íntegra que muito lutaram por um Portugal melhor é mais justo, mas que já não estão entre nós. 


MES - “UM POUCO DA SUA HISTÓRIA”.

A sua criação resultou da articulação política de  sindicalistas militantes do catolicismo progressista, intelectuais de diversos sectores e de quadros do associativismo académico, alguns dos quais vinham assumindo posições conjuntas em documentos e acções de agitação política no período anterior à Revolução. Muitos dos primeiros militantes do MES tinham-se envolvido nas lutas oposicionistas contra a ditadura,  com destaque para o movimento que, em 1969, concorreu às eleições para a Assembleia Nacional, sob a sigla da Comissão Democrática Eleitoral (CDE). 
A formação do MES foi anunciada pela  "Declaração do Movimento de Esquerda Socialista - M.E.S", subscrita por Agostinho Roseta, Augusto Mateus, Jerónimo Franco, Jorge Sampaio, Marcolino Abrantes, Paulo Bárcia, Rogério de Jesus, António Machado, Alberto Martins, Luís Filipe Fazendeiro, Luís Manuel Espadaneiro, Carlos Prata, José Galamba de Oliveira, Joaquim Cavaqueiro Mestre, José Manuel Galvão Teles, Eduardo Ferro Rodrigues, Nuno Teotónio Pereira, Ceser de Oliveira, Vítor Wengorivius, Eduardo Dionísio, João Martins Pereira e João Bernard da Costa entre outra gente menos menos conhecida de todos nós.

                                                    O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE

Ao passar hoje nesta avenida e ao olhar para a placa toponímica lá exposta, dei comigo a pensar sobre a possibilidade do outro Nobel Portugu...