quarta-feira, maio 24, 2006

MIRADOURO DE S. GENS



MIRADOURO DE S. GENS

Da autoria de Eurico Salles Viana o Miradouro de S. Gens, foi construído no início dos anos quarenta e foi durante muito tempo lugar de culto e convívio dos albicastrenses.

Fui visita-lo este fim-de-semana, e fiquei completamente horrorizado com o estado a que “aquilo” chegou, o abandono é total, sendo completamente impossível transcrever em poucas linhas a situação degradante e nojenta em que “aquilo” se transformou.

Eu sei que existe um projecto da Polis com um título muito pomposo chamado “Urbano PUS-MIRANTE DE S.GENS, ENCOSTA DO CASTELO, ESPAÇO PÚBLICO DA IGREJA DE STA. MARIA E ENVOLVENTE ÀS MURALHAS”, porém a actual situação do local requer medidas urgentes.

Senhor Presidente da Câmara de Castelo Branco, mais uma vez aqui deixo a mensagem:

Como é costume o povo dizer Sr. Presidente das duas, três.

Quer soluções Sr. Presidente? Aqui vão elas:

1º - Encerre simplesmente o local até ao início do tal programa da Polis;

2º - Limpe a cara provisoriamente ao miradouro até ao início das obras, de maneira a que aquele espaço não envergonhe a cidade e os albicastrenses, (o que não deve custar muito);

3º - Comece de imediato as obras anunciadas no projecto da Polis para o local.

Senhores responsáveis pela Câmara Albicastrense, eu sei que não é possível fazer tudo ao mesmo tempo, mas deixar o Miradouro de S. Gens aberto naquelas condições, é no mínimo uma vergonha para a cidade, para os albicastrenses e para a autarquia Albicastrense.

As fotografias aqui apresentadas foram tiradas por mim durante a visita ao local.

O Albicastrense

5 comentários:

  1. Verissimo, o miradouro já está assim há alguns anos. Há cerca de dois anos fiz igual denuncia no desaparecido Blog Idanhense e como feedback só recebi ameaças e calúnias. Vejo que tu ainda tens algumas esperanças, mas as minhas já foram por àgua abaixo há muito tempo. Não se pode ser jardim ou património histórico ou arqueológico em Castelo Branco. Temos uma Câmara que só sabe fazer obras, sejam elas precisas ou não. Pena que muitas dessas obras venham a destruir ou a deturpar a história e a arquitectura da cidade onde nasci. Do placete da Câmara estão-se "cagando" para o património cultural, é preciso é fazer obras, mesmo que as mesmas não sirvam para nada.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:33

    Eu moro no castelo á muitos anos, mas tambem não vou ao miradouro á muitos anos derivado á porcaria em que se encontra é uma vergonha.Eles tão-se cagando para o que se não ve.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:32

    É assim o Turismo albicastrense.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo17:32

    Santa Aparecida?

    ResponderEliminar
  5. P.S.13:38

    Amigo Verissimo
    Este Senhor Presidente da Câmara de Castelo Branco que os ares de Idanha trouxe até nós menospreza as obras feitas por outros e estas ficam ao completo abandono... o Miradouro de S. Gens não foi obra desse "grande" senhor, portanto à que continuar assim... no pensar desse "ilustre" autarca.

    ResponderEliminar

DESCOBRINDO CASTELO BRANCO ANTIGO – (VI)

  Esta é uma imagem que irá deixar muita gente a coçar a cabeça e a interrogar-se, sobre o local onde este edifício tinha poiso na terra...