domingo, setembro 03, 2006

CAPELA DA NOSSA SENHORA DA AJUDA


CAPELA DA NOSSA SENHORA DA AJUDA
(Rua dos Ferreiros)
Construída no Século XVIII, a Capela da Nossa Senhora da Ajuda apresenta, uma elegante frontaria ao estilo barroco e terá (?) sido mandada construir pela família Pina de Carvalho Freire Falcão, mais tarde terá sido adquirida pela Família Tavares Proença, cujos herdeiros mais tarde a venderam a D. Ana Maria Teixeira Gordino. 
Falei com a sua atual proprietária “D. Ana Maria”, que amavelmente me contou um pouco da história da Capela e dos contactos feitos por ela, junto da Autarquia Albicastrense, no sentido da sua recuperação, tendo ainda permitido a recolha destas imagens.
Quem por ali passar e olhar para a fachada da referida Capela, não imagina o estado caótico em que a mesma se encontra, as fotografias aqui expostas deveriam cobrir de vergonha todos aqueles que, de uma ou outra maneira, têm responsabilidades politicas e culturais na nossa cidade.
Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, ouvi-o à alguma tempo a dizer na RTP que “Castelo Branco era hoje uma cidade moderna e virada para o futuro”.
A interrogação a fazer aqui só pode ser uma!
Então uma cidade moderna permite que o seu passado histórico, seja ele público ou privado se encontre nesta situação Sr. Presidente?
Faço aqui um apelo ao Presidente Joaquim Morão, no sentido de ir visitar a Capela da Nossa Senhora da Ajuda, (até pode ser que ela o ilumine), e juntamente com a D. Ana Maria, encontre uma solução honrosa que permita resolver rapidamente esta triste situação. Castelo Branco só será verdadeiramente uma cidade ”moderna e virada para o futuro”, quando situações como esta deixarem de existir.
Ps. Vamos lá colocar a “bela” Capela da Nossa Senhora da Ajuda, no roteiro turístico da nossa cidade senhores autarcas? 
O Albicastrense

10 comentários:

  1. Bem hajas por esta informação.Não sabia que havia por cá uma Capela dedicada a Nossa Senhora da Ajuda
    Em que zona de C. Branco fica?

    ResponderEliminar
  2. Nunca entrei dentro dessa capela. Quando era pequeno e ia para a Escola olhava para dentro do edifício pelos vidros de uma janela e via lá no chão um santo (parecia o S. António). Veríssimo este é um post muito oportuno. Agora quanto á intervenção autarquica é melhor esperar sentado. Se fosse a feitura de algum túnel ou alguma rotunda....

    ResponderEliminar
  3. A Capela da Nossa Senhora da Ajuda tem residência na Rua dos Ferreiros, perto do Edifício da PT.
    Delfina a pouca mais de 150 metros do teu local de trabalho.

    ResponderEliminar
  4. Não tem inscrições no interior?

    ResponderEliminar
  5. Não tem inscrições no chão ou nas paredes?

    ResponderEliminar
  6. Batista não reparei, mas pense que não existem inscrições.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:21

    Isto não será da competência do IPPAR?
    Deixem o "baixinho" descansar um pouco!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:50

    se a capela e privada tem de ser o proprietario a tomar providencias, alias eu nem sabia que essa capela estava aberta ao publico

    ResponderEliminar
  9. A Capela não está aberta ao público, uma vez que é privada mas a proprietária estaria na disposição da incluir no roteiro turístico da cidade, depois de restaurada com o apoio da Câmara.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:28

    O'baixinho' está-se a borrifar (sic) para o património. Betão e mais betão com uns verdes e pronto.

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...