domingo, janeiro 14, 2007

ESPAÇOS CULTURAIS DA MINHA CIDADE


MUSEU ACADÉMICO

Passei hoje à porta do edifício que podemos ver nesta fotografia. Ao passar por ali não pude deixar de pensar o seguinte: Que raio de gente, temos nós albicastrenses a gerir os nossos espaços culturais?
Vem esta conversa a propósito do estado degradante em que esta casa se encontra. Situada em local nobre da cidade tem, como cercania o passadiço e o cruzeiro de S. João. Porém tal proximidade não lhe traz quaisquer benefícios. Este pequeno edifício foi restaurado no início dos anos noventa, pela Câmara Municipal de Castelo Branco (no mandato do Dr. César Vila - Franca), para ali instalar o Museu Académico”.
Depois de feitas as obras, (onde se gastaram alguns milhares de contos) os antigos estudantes meteram mãos à obra e recolheram um vasto espólio fotográfico, fitas académicas, bandeiras e muitas outras recordações dos tempos de estudantes.
A inauguração do referido Museu deu-se em dia de romagem de saudade dos antigos estudantes de Castelo Branco, podendo dizer-se que durante algum tempo o seu funcionamento foi satisfatório. Porém algum tempo depois a sua actividade ficava-se pela abertura de portas em dia de romagem de saudade dos antigos estudantes, (ou seja uma vez por ano, abria portas), até que um dia, já nem nesse data as portas se abriam. Em 2002 encerrava portas de vez, cerca de 10 anos após a sua abertura! O seu espólio estava nessa altura, em miserável estado. Tal obrigou à vinda de um técnico do instituto português de fotografia para salvar o pouco que ainda podia ser salvo, (uma tristeza para quem doou algumas das suas lembranças para bem da comunidade).

Aqui voltava ao início desta conversa e colocava novamente a pergunta:
Que raio de gente, têm os albicastrenses a gerir os seus espaços culturais?
Então gastaram-se milhares de contos (dinheiro de todos nós) na recuperação do edifício, (que está novamente em miserável estado), instalou-se um espaço cultural e não se pensou em mais nada!?
Quem ficou responsável pela sustentabilidade do projecto? A Câmara Municipal de Castelo Branco! Os antigos estudantes!
A quem devem os albicastrenses pedir responsabilidades, por mais esta borrada?
À boa maneira portuguesa mais uma vez a culpa vai morrer solteira.

O Albicastrense

2 comentários:

  1. Verissimo se fores ao Jardim do Paço e olhares para o interior desse edifício, o que Vês? Apenas vazio, porque , penso que durante as obras do Polis todo o interior dessa casa foi deitado abaixo, em suma apenas resistem as paredes que a foto documenta.

    ResponderEliminar
  2. Verissimo se puderes vai ao passadiço e tira uma fotografia do espaço interno dessa parede e publica, ok?

    ResponderEliminar

A RUA DA MINHA ESCOLA – (VII)

        (ESCOLA DA SENHORA DA PIEDADE)                          O que sabemos nós da rua da nossa escola primária? João Evangelista...