segunda-feira, janeiro 21, 2013

PORTADOS QUINHENTISTAS - VI

Portados Quinhentistas de Cidade
de
Castelo Branco
(1979)
Por Anacleto Martins
(Continuação)
TRAVESSA DO POÇO DAS COVAS
É quinhentista o portado número 1.

RUA DAS CABEÇAS
É quinhentista o portado número 13.

RUA DO TORREJÃO
São quinhentistas os portados números 5, 6, 15, de curiosa configuração, e 18. Tanto o 6 como o 18, estão bastante prejudicados.

RUA DA CALEJA NOVA
É quinhentista o portado do número 19-A, casa que faz esquina com a Rua do Mercado. Tem o lintél trabalhado com o característico ornato de estilo manuelino.

RUA DOS CHÕES
São quinhentistas os portados geminados números: 9 e 11; 37 e 39; 41 e 43 – o 41 foi transformado em janela e o 43, roubado na largura – e os portados simples, números: 7, 8, 10, 14 e 16.

TRAVESSA DA RUA DOS CHÕES
São quinhentistas os portados simples, números: 6, 8, 12, 14, 16 e 18. Os portados números 6 e 8 estão prejudicado.

PRAÇA DA PALHA
São quinhentistas os portados geminados, números 1 e 3; e os portados simples, números: 2, 5, 8, 11 e 14.

RUA DO ARRESSÁRIO

São quinhentistas os portados geminados, números: 3 e 5 e 27 e 29; e os portados simples, números: 11, 15, 23, 24, 34, 36, 45, 46, 47, 48, 50, 53, e 60. A janela da casa correspondente ao número 28 é também quinhentista e o lintél tem um recorte em bico ao centro. O portado número 34 tem no lintél, a inscrição gótica que diz: “L.ço Vaz”.

RUA DO MERCADO
São quinhentistas os portados simples, números: 11, 11-A, 13, 14, 15, 16 – prejudicado, 20, 22, 24, 28, 37 e 39. Nas casas correspondentes aos números: 24, 28 e 39, existem janelas também quinhentistas; a que corresponde ao número 28 é adaptação de uma porta.

"São também manuelinos os belos portados das Igrejas da Graça (Misericórdia) e do Espírito Santo".

NOTAS DE VERÍSSIMO BISPO
(2013)
Travessa do Poço das Covas
O portado contabilizado pelo padre Anacleto, continua no seu devido lugar.

Rua das Cabeças
Também nesta rua o portado contabilizado pelo padre Anacleto, continua no seu devido lugar.

Rua do Torrejão
A primeira baixa neste conjunto de ruas, o portado número 18 já não existe, (a casa foi remodelada e o portado substituído).

Rua da Caleja Nona
Tudo bem nesta rua. O portado contabilizado pelo padre Anacleto, continua no seu devido lugar.

Rua dos Chões
A desgraça passou por esta rua e levou 4 portados. Os portados números: 7, 14 e 16 foram mandados abaixo, (as casas em que eles davam entrada foram remodeladas e, eles não tiveram lugar nas novas casas). O portado número 10 foi transformado em janela.

Travessa da Rua dos Chões
Nesta rua temos novidades. Os portados números: 6 e 8 foram arrasados, (a casa que os sustentava foi remodelada e eles foram dispensados).

Praça da Palha
Nesta praça não temos novidades. Os portados contabilizados pelo padre Anacleto, mantém-se nos seus lugares. Contudo é necessário dizer, que uma das casas que tem lugar nesta bonita praça, está sem telhado e sem uma das paredes laterais.  
Situação completamente incompreensível e totalmente inaceitável.

Rua do Arressário
Nesta velha rua da zona histórica da terra albicastrense, a desgraça passou por lá e levou cinco dos portados.
Os portados números: 46, 48 e 50 foram mandados abaixo, (as casas em que eles davam entrada foram remodeladas e eles não tiveram lugar nas novas casas). Dois dos portados foram transformados em janelas, números: 11 e 29.

Rua do Mercado
Nesta rua temos “apenas” uma baixa. O portado número 39 foi mandado abaixo.

UM PEQUENO RESUMO DAS NOVE RUAS
Trinta e três anos depois do trabalho do padre Anacleto, constatei que neste conjunto de nove ruas houve 13 (BAIXAS), onze portados foram abaixo e dois foram transformados em janelas. Tal como nos post's anteriores, também neste conjunto de ruas muitos dos velhos portados quinhentistas, estão em casas completamente degradadas. Ou seja, a desgraça está bem patente a quem a quiser ver, pena é que quem de direito prefira olhar para outras passagens.   

(Continua)
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...