terça-feira, setembro 02, 2014

PRAÇA REI D. JOSÉ


UM VELHO PALACETE EM RECUPERAÇÃO
Já por várias vezes aqui tinha falado, do desditoso estado em que se encontrava o velho palacete cuja imagem ilustra este “post”, foi pois, com um sorriso nos lábios, que ao passar na Praça Rei D. José, constatei que o infeliz coitado, está finalmente a ser recuperado, é caso para dizer: “ Mais vale tarde que nunca”.
Com a recuperação do velho palacete, a praça Rei D. José vai finalmente ser um local de que a terra albicastrense e os albicastrenses, se podem e devem orgulhar.
UM POUCO DE HISTÓRIA

Entre 1872 e 1950 o referido largo acudia pelo nome de Largo do Comércio, mas era vulgarmente conhecido pelos albicastrenses por Largo das Pinheiras.
A atual designação da Praça Rei D. José, foi proposta na grande reforma toponímica realizada em 1950, na terra albicastrense.
Nesta praça destaca-se (entre outros), o velho palacete em recuperação, palacete que foi construído pelo comerciante e industrial Joaquim dos Santos Sal, mais conhecido pela alcunha do “Barão do Sal”, que nele residiu, e instalou o seu importante estabelecimento comercial. Edifício que deve ter sido projectado por Manuel dos Santos Sal, irmão do proprietário. Actualmente o rés-do-chão dá guarida a um único estabelecimento comercial, no primeiro andar está instalado a sede distrital de um partido politico.
PS. Recolha de dados: “O Programa Polis em Castelo Branco”, edição da Câmara Municipal.
O Albicastrense

1 comentário:

  1. Anónimo10:39

    Obras boas outras más.
    Nos falem das más .Rua S.Jorge
    2 meses no mesmo sitio o apoio ao comercio tradicional ou forças de bloqueio. Na Rua de Santiago outro cantaria cim senhor

    ResponderEliminar

UM HOSTEL NA NOSSA ZONA HISTÓRICA

 (A CASA DA D. OLÍVIA)  Muitas foram já as vezes que aqui depositei tristezas sobre a nossa zona histórica, e muitas mais irão suced...