terça-feira, setembro 02, 2014

PRAÇA REI D. JOSÉ


UM VELHO PALACETE EM RECUPERAÇÃO
Já por várias vezes aqui tinha falado, do desditoso estado em que se encontrava o velho palacete cuja imagem ilustra este “post”, foi pois, com um sorriso nos lábios, que ao passar na Praça Rei D. José, constatei que o infeliz coitado, está finalmente a ser recuperado, é caso para dizer: “ Mais vale tarde que nunca”.
Com a recuperação do velho palacete, a praça Rei D. José vai finalmente ser um local de que a terra albicastrense e os albicastrenses, se podem e devem orgulhar.
UM POUCO DE HISTÓRIA

Entre 1872 e 1950 o referido largo acudia pelo nome de Largo do Comércio, mas era vulgarmente conhecido pelos albicastrenses por Largo das Pinheiras.
A atual designação da Praça Rei D. José, foi proposta na grande reforma toponímica realizada em 1950, na terra albicastrense.
Nesta praça destaca-se (entre outros), o velho palacete em recuperação, palacete que foi construído pelo comerciante e industrial Joaquim dos Santos Sal, mais conhecido pela alcunha do “Barão do Sal”, que nele residiu, e instalou o seu importante estabelecimento comercial. Edifício que deve ter sido projectado por Manuel dos Santos Sal, irmão do proprietário. Actualmente o rés-do-chão dá guarida a um único estabelecimento comercial, no primeiro andar está instalado a sede distrital de um partido politico.
PS. Recolha de dados: “O Programa Polis em Castelo Branco”, edição da Câmara Municipal.
O Albicastrense

1 comentário:

  1. Anónimo10:39

    Obras boas outras más.
    Nos falem das más .Rua S.Jorge
    2 meses no mesmo sitio o apoio ao comercio tradicional ou forças de bloqueio. Na Rua de Santiago outro cantaria cim senhor

    ResponderEliminar

O NOSSO BARROCAL

A MINHA OPINIÃO SOBRE O BARROCAL  O Barrocal é para mim, e para muitos albicastrenses, um local de memórias e afectos, pois muitos de ...