quinta-feira, abril 04, 2019

FÁBRICA DA CRIATIVIDADE DE CASTELO BRANCO

Na terça-feira passada ao sair da igreja do Cansado, onde assisti a uma missa por quem já partiu, cumprimentei o nosso presidente que estava à porta da Fabrica da Criatividade de Castelo Branco. 
Luís Correia estava no local, para mostrar este novo espaço da nossa terra a uma personalidade que estava de visita à terra albicastrense.
Confesso que este novo espaço me enche o coração, pois, os objetivos destinados para ele, são estupendos, porém, como nem sempre o que parece é, declaro que embora acreditando piamente neste projeto, vou esperar para ver.
Ps. Como sou lido por pouquíssima gente, não corro o risco de ficar envergonhado perante muitos albicastrenses, vou portanto colocar aqui a seguinte questão ao nosso presidente. Senhor presidente, como albicastrense, filho de albicastrenses, neto de albicastrenses, bisneto de albicastrenses, trisneto de albicastrenses e descendente de outras gerações, este albicastrense muito gostava de ser convidado para ver este novo espaço, tendo como cicerone o Senhor Presidente? 
Claro que não espero resposta, contudo, espero ao menos ter alguma graça com este meu pedido.

O QUE É AFINAL A FÁBRICA DA CRIATIVIDADE? 
Descrição:
Este equipamento pode ser considerado como um dos espaços com maior diversidade de produção cultural ao nível nacional, fazendo com que uma antiga fábrica de confeção têxtil renasça como Fábrica da Criatividade.
A Fábrica da Criatividade é mais do que um centro onde a cultura se cria e flui, é uma aposta da autarquia de Castelo Branco no dinamismo económico da região e na criação de infraestruturas capazes de albergar projetos empreendedores na área das indústrias criativas e desta forma, ser uma cidade amiga dos artistas ao mesmo tempo que incentiva a criação de postos de trabalho.
A Fábrica da Criatividade será um equipamento onde diferentes agentes, das áreas artísticas e performativas, teatro, dança, música, cinema, vídeo e televisão, design, artes gráficas; fotografia, arquitetura, se cruzam e colaboram, partilhando ideias, criatividade e recursos num mesmo espaço físico, flexível e multidisciplinar e onde poderão usufruir de um conjunto de oficinas/ateliers, serviços e gabinetes com áreas individualizadas, permitindo-lhes desta forma a inserção num ambiente adequado e com as condições técnicas necessárias, convertendo-se num ponto de encontro de profissionais, criadores e público.
Pretende também estabelecer um caráter de complementaridade com outras instituições, como a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Centro de Empresas inovadoras bem como outros equipamentos culturais e académicos quer da cidade quer da região, apresentando-se, também, como um projeto preponderante para a fixação de quadros qualificados e uma solução para os que, assim, procuram uma oportunidade para desenvolverem as suas atividades na região e aqui se fixarem.
Principais objetivos
- Fomentar o aparecimento de novos projetos nas áreas das indústrias criativas e inovadoras, de modo a que estes se tornem geradores de desenvolvimento nas vertentes cultural, artística, económica e tecnológica;
- Captação de talento;
- Promoção do empreendedorismo e espírito de iniciativa com impacto significativo na área do município, mas também na coesão e competitividade regional, despertando o interesse pela cultura e cidadania;
 Especificações:-
- Área total de 2.500 metros quadrados;
- Auditório com capacidade de 150 lugares;
- Oficinas/ateliers; (madeiras; metais; cerâmica; gessos; plásticos; serigrafia; gravura; têxtil; fotografia; vídeo; arte digital)
- 2 salas de coworking;
- 2 Black Box;
- 7 gabinetes;
- 1 sala de conferências;
- 1 biblioteca;
- 1 sala de exposições;
- 1 sala de reuniões;
O Albicastrense

2 comentários:

  1. MEUS AMIGOS.
    Confesso que estou desolado, pois até à presente data ainda não recebi convite para visitar a Fabrica da Criatividade. Querias! dirão alguns... é demasiada areia para a tua camioneta, dirão outros. Como sou optimista, vou esperar (sentado) pelo convite.

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais,perdoem-me pelo disparate que eventualmente possa vir a explicitar: - "O que é afinal a Fábrica da Criatividade" - no parágrafo 4 - Promoção do empreendedorismo e espirito de iniciativa com impacto significativo na àrea do municipio......., não caberá a colaboração, markting, inovação, disigner, e, tudo o que seja de interesse pelas obras a realizar em prol da cidade, dando-lhe assim mais visibilidade?!...Poderia basear-me na exploração do bordado albicastrense, mas neste momento, estou a pensar por exemplo na segunda fase prevista para a àrea do barrocal/estação dos caminhos de ferro. Como sabem está prevista uma ponte, não acham que esta deveria ser desenhada, tendo em linha de conta um disigner turistico?!...Com alguma frequência vemos cá dentro e por essa Europa fora, pontes que são autênticas "obras de arte", eu não quero exagerar de forma alguma, até porque se trata de uma obra relativamente pequena, mas é como diz o outro, nem tudo nem nada, ou seja, nem oito nem oitenta. Sugeria que passasse-mos a ser mais criativos, mais entusiastas,nas obras a efetuar. Muito se tem feito sem margem de dúvida,e numa boa parte tiro o chapéu aos dirigentes camarários dos últimos anos, mas a cidade continua a precisar de obras de destaque, que a coloquem no lugar que merece estar. Fica aqui a deixa mas com uma pergunta no ar:- O miradouro do zebro previsto para o Moradal, bem como a ponte suspensa, tem a assinatura de Siza Vieira, porquê?!...Tenho a certeza que todos sabem.

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...