segunda-feira, maio 27, 2019

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS – CXXXIV

                       MEDIDAS RADICAIS!!!... 
A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940.
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).
(Continuação)
Sessão de 19 de Julho de 1808.
Em 19 de Julho, tornou a Câmara a reunir em sessão e esta tem que se lhe diga. Façam o favor de ler: 
“Neste auto tendo attenção a ruína que podião causar as inundações, que há nesta cidade e seus subúrbios aos moradores dela, e a outros rezultando dela (não se dando as duvidas providencias). Epidemia assim como a experiência tem mostrado que por igual motivo dos objectos Mortos tem havido em outras povoações em attenção a todos estes motivos, e outros bem notórios.
Determinarão que todos os moradores desta cidade com pena de seis mil reis pella falta de execução façam limpar nos dias vinte, vinte e um, e vinte e dois todas as suas Casas, Palheiros, e respectivas testadas de todas as imundices que nelas houver, e que debaixo da mesma pena os mesmos moradores façam conduzir para as mesmas Casas, Palheiros, e testadas Alecrim, Rosmaninho, e Ervas cheirosas esteirando com estas as ditas testadas para que sendo-lhe lançado o fogo as oito horas da noite dos dias vinte e três e vinte e quatro, e vinte e cinco para por este meio saudável e evitar-se aquella Ruina que de contrario seria inevitável o que assim determinarão debaixo daquella pena paga da cadeia, e mandarão que esta se intimasse aos Almotaces para sua inteligência.
E que outro sim todos os Maquiloens e todas as pessoas que tiverem Bestas, ou carros retirem e conduzão os estrumes de que se farão senhores e que igualmente se  empreguem a conduzir para esta cidade aquelas ervas cheirosas de baixo das mesmas penas". 
Limpeza das casas, limpeza das ruas e desinfecção com os cheiros do alecrim, do rosmaninho e de outras ervas cheirosas. Que tal estaria a cidade, para se recorrer a este remédio radical! Havia de ser por essas ruas fora um cheirete  de tombar a francês e inglês, que levavam tudo deixando apenas as porcarias…
(Continua)
PS. Aos leitores dos postes “Efemérides Municipais:
O que acabaram de ler é uma transcrição do que
 foi publicado na época.
O Albicastrense 

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VII)

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS" E xistiu na antiga rua da Bela Vista, atualmente denominada de S...