segunda-feira, janeiro 13, 2020

CHAFARIZ DE S. MARCOS - (2)

Um ano depois, 
começaram finalmente as obras
 de recuperação do nosso velhinho
 Chafariz de S. Marcos  

Tal como disse no poste anterior, começaram as obras de recuperação do nosso velhinho chafariz de S. Marcos. Neste momento está a realizar-se um estudo arqueológico no local para se estudar  (muito bem), a realidade existente. Como se pode ver nas imagens captadas por mim no local, encontrou-se a cerca de 20/25 centímetros do atual  piso,  o piso anterior, assim como na parte detrás do chafariz, foi encontrado parte da anterior conduta por onde  passava  a agua que vinha duma nascente existente na zona do castelo. 
Segundo a minha modesta opinião, parece que a coisa está a decorrer como manda o bom senso, ou seja, primeiro estuda-se a situação, depois os  especialistas dirão o que deve ser feito. 
Como agredido nos arqueólogos  que fazem este trabalho, vou aguardar pelo relatório final para depois saber das conclusões finais, contudo, não posso deixar de dizer desde já, que gostava de ver o velho piso (pelo menos frente ao chafariz), recuperado, pois isso iria colocar a velho tanque totalmente a descoberto.

Aos albicastrenses não posso deixar de pedir, para passarem pelo local, desta forma, estaremos a dizer aos responsáveis pela nossa autarquia que esta nossa pérola tem que ser recuperada como deve ser.
O ALBICASTRENSE

6 comentários:

  1. Adélia Gonçalves
    Ainda bem que está a andar a obra , quero ver fotos da obra concluída obg.
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
  2. Maria José Gil Ribeiro.
    Espero que o tanque se fique a ver na totalidade, nem que seja preciso alguns degraus para isso acontecer, embora só me lembre dele assim...
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
  3. Edgar Miguel Conceição
    Só falta saber se quem vai fiscalizar a obra tem alguma formação/experiência em conservação e restauro de património.
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António Veríssimo Bispo Amigo Edgar.
      Os responsáveis pelo trabalho (equipa de arqueólogos), vai apresentar relatório e opinar sobre o que deve ser preservado na descoberta. Depois espera-se que responsáveis da nossa autarquia aceitem o parecer dado. Se assim não for, então estamos lixados.

      Eliminar
    2. Edgar Miguel Conceição
      Não se trata apenas de trabalhos arqueológicos, trata-se principalmente da correcta execução dos trabalhos de restauro e conservação dos materiais pétreos que constituem o chafariz.

      Eliminar
    3. Pedro Miguel Salvado
      Sim, está já prevista uma intervenção de restauro que será levada a cabo por uma empresa creditada.

      Eliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...