terça-feira, janeiro 07, 2020

LARGO DE SÃO MARCOS

A CORES
 E A PRETO E BRANCO
MEMÓRIAS DE OUTRO TEMPO

A HISTÓRIA DE UMA IMAGEM

As imagens aqui postadas    foram captadas depois do Tornado que arrasou Castelo Branco em 6 de Novembro de 1954.
Nasci bem perto do Largo de S. Marcos e ali vivi até aos quatro anos. Tenho portante, muito carinho por este local, sitio, onde mora o velho Chafariz de S. Marcos, monumento tão mal tratado pelos albicastrenses ao longo dos tempos. 
Ao ver estas imagens no site dos monumentos nacionais a alguns anos, não pude deixar de pensar para comigo mesmo, que seria interessante agarrar nas duas imagens e torna-la uma só. O motivo para o largo ter sido captado em duas imagens, (imagino eu!), pode dever-se ao facto do fotógrafo não ter na altura objetiva para captar o largo de uma só vez. Para corrigir essa contrariedade resolvi colar as duas imagens e dar-lhe cor.

UM DESABAFO QUE PODE E DEVE SER COMENTADO

Ao olhar para esta imagem e olhando para o largo como hoje o conhecemos, não posso deixar de me interrogar e perguntar a mim próprio: "estará hoje este velhinho largo melhor que no passado?"
Responda quem quiser e souber, pois eu confesso não ter resposta
              O Albicastrense

2 comentários:

  1. Caro Amigo
    Bom Ano

    O Largo de S.Marcos,em minha opinião, está melhor do que antigamente, todavia só estará óptimo quando o célebre chafariz for recuperado como merece e a sua envolvente for requalificada. Esperamos que, pelo menos, durante este ano as obras no Largo e do Chafariz estejam concluídas, como se espera.
    Um abraço JJB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Baptista.
      As obras no chafariz começaram ontem.
      Agora vamos esperar pelo andamento delas para nos podermos pronunciar.
      Abraço

      Eliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...