quarta-feira, março 04, 2020

EM DEFESA DE UMA CHAMINÉ CENTENÁRIA.


O TRUCA - TRUCA DAS CEGONHAS

Podem ter derrubado o ninho,
podem  crer derrubar a linda chaminé,
porém…  o que não conseguem,
é tirar o gozo das Cegonhas,  pelo truca-truca.

Parece que a insistência de alguns albicastrenses, em não deixarem cair a situação da velhinha chaminé está a dar frutos, ou seja, finalmente alguém vem a publico dizer alguma coisa. Parabéns à Quercus pelo seu esclarecimento.

 ESCLARECIMENTO SOBRE O NINHO DE CEGONHA
A Quercus C.B tem estado a acompanhar esta situação nas últimas semanas. O ICNF autorizou a remoção de um ninho até 29 de Fevereiro, condicionado a não existência de postura por parte deste casal de cegonhas. Foi comprovado com drone que não tinha postura e foi retirado legalmente a 27 de Fevereiro, num processo mal conduzido tecnicamente, dada a época tardia que foi realizado , sem transferência ou colocação de ninho artificial alternativo e sem modificação na estrutura.
Como habitual nestas situações a cegonha de imediato voltou a construir outro ninho no mesmo local. Ninho para o qual não existe licença de remoção, logo é completamente ILEGAL remover este novo ninho.
A licença passada pelo ICNF caducou a 29/02/20! Ontem a empresa que esta a fazer a obra deliberadamente procedeu à queima de madeiras na chaminé para tentar afastar as cegonhas do local, o que é ilegal e viola o decreto-lei 140/99 que protege as espécies selvagens e os seus locais de nidificação. Assim como o elementar civismo e bom senso... Uma das cegonhas mudou de cor e estava cheia de fuligem por permanecer no ninho apesar do fumo... Hoje estivemos no local com as autoridades e foram dadas instruções pelas autoridades para pararem com o fogo e respeitarem a lei.
Ao que pudemos apurar a chaminé é para ser arranjada. Esperemos que este processo siga melhor acompanhado tecnicamente, cumprindo a lei e salvaguardado a preservação deste "icone" da cidade.
                       (Imagens captados hoje no local 4-02-2020)´
                                             O ALBICASTRENSE

3 comentários:

  1. Caro amigo
    Recebi uma boa notícia pela leitura do seu escrito. Espero que a Quercus de Castelo Branco continue activamente a seguir o processo; que as autoridades continuem atentas e evitem novas atrocidades contra as cegonhas; que a chaminé seja reconstruída e faço votos para que não haja mais destruição de património citadino, pois ultimamente muito dele foi eliminado. Ainda um dia se fará um inventário de toda essa destruição. Tenho já mais de 8 décadas de vida e assisti ao desaparecimento e destruição de muito mobiliário citadino, antes e depois do Pólis. Que o que resta de mantenha desde que haja bom senso.Viva a Chaminé e as suas habitantes - AS CEGONHAS.
    JJB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Baptista.
      Parece que a nossa LINDINHA se vai manter no lugar, porém, nestas coisas o melhor é ficar-mos com um olho na chaminé e outro naqueles que tendo a obrigação de esclarecer os albicastrenses, preferiram ficar surdos, mudos e calados
      Abraço deste seu amigo.

      Eliminar
  2. Amigo António
    As últimas notícias que tenho é que parece que " o bom senso vai prevalecer "
    Assim,todos nós desejamos que tal venha a acontecer,mas não deitemos foguetes por enquanto, pois de um momento para o outro há quem diga e depois desdiga.
    Abraço JJB

    ResponderEliminar

TOPONIMIA ALBICASTRENSE - "RUA ROBLES MONTEIRO"

RUAS DA TERRA ALBICASTRENSE Desta vez tenho para divulgar, uma rua que tirando quem lá mora, poucos saberão onde fica, uma vez, que se trata...