terça-feira, março 03, 2020

TOPONÍMICA ALBICASTRENSE

             RUAS DA TERRA ALBICASTRENSE

Em 2008 publiquei aqui um poste sobre a Rua Joaquim Martins Bispo Júnior (Bairro do Socorro). Nele alertava para  o facto da rua ter o nome de um ilustre albicastrense, mas não ter a mesma placa toponímica, tendo ido nessa altura à nossa autarquia a relatar esse facto.  Doze anos depois passei pela referida rua e verifiquei, que a mesma continua órfã de placa !!!  
Que raio se passa com os responsáveis por este trabalho na autarquia da terra albicastrense !!! 
Palavra que não consigo encontrar palavras para este tipo de desmazelo, espero que depois deste reparo a placa seja finamente colocada na rua.

QUEM FOI
JOAQUIM MARTINS BISPO JÚNIOR?

Joaquim Martins Bispo nasceu a 28 de Junho de 1868, filho de João Martins Bispo, sapateiro e de Quitéria de Jesus ambos naturais de Castelo Branco, e moradores na rua dos Ferreiros. Casou com Amélia Gil, na igreja paroquial da freguesia e concelho de Castelo Branco, no dia 12 de Outubro de 1895.
Comerciante de grande prestígio na cidade, onde ganhou o título de decano dos comerciantes albicastrenses da sua época.
Entre os muitos empreendimentos em que esteve envolvido na cidade de Castelo Branco, podemos destacar: construção do antigo Hotel Turismo, melhoramentos no jardim do paço, construção do Cine-Teatro Avenida e na constituição da corporação de bombeiros voluntários de Castelo Branco.
Fundador da antiga casa a “Popular”, que na altura teve direito a noticia nos jornais da cidade. A loja foi criada num edifício propositadamente construído para o efeito na rua Mousinho Magro, prédio que ainda hoje existe. Foi Presidente da Câmara Municipal, Vereador, Administrador do Concelho, Vogal da Junta Geral do Distrito, Presidente da Associação Comercial, e Diretor do antigo Teatro de Castelo. Joaquim, faleceu em Castelo Branco no dia vinte e seis de Maio de 1956, com a bonita idade de 88 anos.
                                           O ALBICASTRENSE

2 comentários:

  1. Nasceu a 20 de Junho de 1868 e foi batizado a 28 de Junho de 1868.

    ResponderEliminar
  2. Bem-haja pelo esclarecimento.
    Abraço

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...