quinta-feira, maio 28, 2020

CHAMINÉ DA ANTIGA FABRICA DA CORTIÇA


A NOSSA LINDINHA

Após algum tempo de sossego em virtude do Covid-19, visitei na segunda-feira passada o local onde está a ser construída a nova superfície comercial do Modelo Continente. As obras decorrerem a grande velocidade, como se pode ver nas imagens captadas por mim no local. A nossa Lindinha mantem-se firme e tesa como se costuma dizer no local, solidez que contraria muitos dos que afirmam que ela dia menos dia estará no chão.
Duma coisa eu não tenho dúvidas em relação a este caso, se não fosse o  muito ruído feito ao redor de um possível derrube da nossa Lindinha, ela já lá não estava. A retirada do ninho das cegonhas da chaminé era o princípio do fim, felizmente o bom senso parece ter prevalecido e ela continua no seu lugar de sempre. 
Lugar que ocupa à mais de um século, idade o que lhe dá o estatuto de:  ser tratada por "velha senhora” centenária. Espero muito sinceramente, que o bom senso permita a sua continuidade no local, pois a maioria dos albicastrenses não iria entender o seu manda abaixo. 
Aos responsáveis pela construção da superfície comercial, os meus parabéns por mais esta unidade comercial, unidade que ficará muito mais catita com a inclusão da nossa linda chaminé no seu espaço.
-----------------------------------------------------------
NOTA: Já depois de ter escrito o pequeno texto com que começo esta publicação, encontrei no meu facebook comentários sobre a nossa chaminé, comentários que não resisti em colocar nesta publicação, pois tenho para mim que eles são uma mais valia para esta publicação. 
Já o disse muitas vezes e volto a repetir: este é um blogue de um albicastrense que tem por fim defender a terra albicastrense, ou seja, é um blogue onde todos os albicastrenses podem ter palavra se assim o desejarem. Apenas tem uma regra: Está proibida  a falta de respeito, seja por quem for.

COMENTÁRIOS
Continua no local e esperamos que por lá continue por muitos anos. Aproveito para deixar aqui uma opinião, à semelhança do que fiz à época, para a Câmara, quando da recuperação das outras duas chaminés, mas em vão... que é : A manter-se esta chaminé, com certeza que irá ser objecto de restauro.
A concretizar-se o que acabo de referir, deveria-se aproveitar na altura do restauro, numa das possíveis cintas que a irá protejer, partirem quatro braços, em cruz, com + - 2 a 2,5 metros de cumprimento cada um, com arabescos na ponta, em forma de concha, ajudando as cegonhas que sempre abundaram naquele local, a nidificar!?... Fica a sugestão... como já disse no início, sugeri em tempos por email, para a Câmara, mas não surtiu qualquer efeito.
Não vai ser fácil, esta chaminé não está nem pouco mais ou menos nas condições das da Metalúrgica. 
Além de uma inclinação que é visível a olho nu existem várias fissuras na mesma o que significa que está na iminência de cair a qualquer momento em que haja vento forte ou chuva intensa. 
Convém também referir que qualquer restauro ficará em muitas dezenas de milhares de €uros e será que a Sonae está na disposição de a executar. Aquando da inauguração do novo Continente de C. B que se prevê para 2021 esta questão tem que estar resolvida sob pena de ser um perigo para os clientes e colaboradores deste novo espaço comercial em que a segurança tem que ser assegurada.
Com muita pena, é pena que a chaminé tenha os dias contados e não haja um movimento citadino a favor da sua conservação. A Câmara Municipal, a Sonae e algumas empresas com alguns recursos podiam apoiar a sua recuperação. É uma questão que poderia dar algum fruto. Trata-se de mecenato.
José Carvalho de Sousa
Concordo plenamente consigo Sr. J. Baptista. Um movimento citadino, para defender estas causas e outras, seria o ideal, acontece que eu à semelhança do Senhor, resido em Odivelas, mas estou na medida do possível, disponível, sempre que para tal, seja necessário.

PS. Concorda ou discorda destas opiniões? 
Deixe aqui a sua opinião, pois através dessas opiniões
 teremos mais força para ajudar a resolver este assunto.
O ALBICASTRENSE

3 comentários:

  1. Boa tarde.
    Todas as opiniões têm pontos favoráveis e contraditórios. A minha opinião é a de que todo e qualquer "marco patrimonial", que tenha feito parte da evolução da cidade deva ser mantido. São estes "marcos", que no futuro darão a conhecer um pouco do que a cidade era e farão acrescentar mais a história Albicastrense. As gerações actuais, certamente têm orgulho e boas recordações, de familiares e amigos que neste ou outros locais passaram parte da sua vida, tendo eles directa ou indirectamente, feito parte da história actualmente conhecida. Sendo a desertificação do Interior tão falada, estes pequenos "marcos", certamente em conjunto com outras atracções, poderão cativar mais visitantes e dar mais alma à cidade. Na minha opinião, todas estas iniciativas devem partir do município, não sendo de esquecer que a opinião pública.
    Sempre Albicastrense.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema amigo Nunes, é que os autarcas da nossa terra, pura e simplesmente não ligaram patavina á nossa Lindinha. Dá ideia, que eles ignoravam por complete esta nossa Chaminé, ou então, olharam para o lado e dizerem para eles próprios: "nós não temos nada a ver com esta coisa".
      Bem-haja pelo seu comentário e um abraço deste Albicastrense.

      Eliminar
  2. Rúben remédios07:29

    Realmente a nossa lindinha está bela e formosa, deveríamos manter aquilo que é o nosso património e algo que faz parte da história da nossa cidade têm que ser mantido. Um abraço

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...