sábado, junho 10, 2023

CORETOS DS TERRA ALBICASTRENSE - ( 2 )

CORETO DO ANTIGO PARQUE DA CIDADE.

Ao que hoje designamos de parque dos loureiros, morou em tempos uma associação desportiva: "Associação Parque Desportivo".

A referida associação, esteve instalada no local até final dos anos 30. Segundo sei, a  associação desenvolveu atividades durante duas décadas. O parque desportivo em 1935 possuía cerca de 400 sócios e ocupava apenas o espaço do bosque (Parque dos Loureiros).

Durante os 20 anos em que a associação ali esteve instalada, muitas foram as iniciativas ali realizadas. A associação procedeu durante esse tempo, à construção de um ringue de patinagem, à construção de uma carreira de tiro, abertura de um bar e animatógrafo. 
Com o passar dos anos e com o desaparecimento de alguns dos seus fundadores entrou em decadência e no final da década de 30. Um movimento de cidadãos devido ao marasma existente, reclamou junto da câmara a restituição do espaço à cidade, situação que veio a acontecer no início da década de 40. 
Com a extinção da associação, o espaço fica nas mãos da câmara que restitui o espaço à cidade, começando assim o início do parque da cidade. A imagem número (1) mostra-nos o parque nos seus primeiros anos. O coreto as casinhas dos animais só nasceriam mais tarde, desconhecendo  eu o ano da construção do coreto.
Em 2003 o camartelo destrui-o sem dó nem piedade, passado dessa forma a fazer parte das memorias dos albicastrenses que o gozaram.
O ALBICASTRENSE

1 comentário:

  1. Anónimo01:18

    Ah, muitas saudades desse coreto, mas não me recordo de nenhuma atividade cultural lá, como um concerto, bailarico ou serenata. Há algum registo de um evento lá?
    Cumprimentos, João Bispo.

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VII)

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS" E xistiu na antiga rua da Bela Vista, atualmente denominada de S...