terça-feira, setembro 04, 2007

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE - (VIII)



Ruas e Praças da
Terra Albicastrense
Rua Dr. Jaime Lopes Dias

A rua Jaime Lopes Dias, será para muitos albicastrenses uma rua desconhecida, independentemente da sua boa localização na nossa cidade. Esta rua tem o seu início no largo frente ao “Catorze”, e termina a meio da rua que vem do quartel da guarda-fiscal, para a rotunda da Europa.

QUEM FOI JAIME LOPES DIAS?
(1890-1977)

Nasceu em Vale de Lobos, actual Senhora da Póvoa (Penamacor) em 1890. Formou-se em direito pela Universidade de Coimbra, navegou pelo funcionalismo público, tendo desempenhando vários cargos: notário em Idanha-a-Nova, administrador deste concelho, secretário-geral do Governo Civil de Castelo Branco, alto funcionário do Ministério do Interior, e, desde 1946 a 1960 (data da sua aposentação), director dos serviços centrais da Câmara Municipal de Lisboa.
Nesta ultima data, a citada autarquia o galardoou com a sua medalha de ouro. Pertenceu a inúmeras associações científicas, literárias, artísticas, regionalistas (Portuguesas e estrangeiras). Em 1962 viu-se eleito académico efectivo da Academia de Ciências de Lisboa. Folclorista de nomeada, a sua Etnografia da Beira (em onze volumes, o primeiro dos quais publicado em 1962), continua a constituir trabalho de referência no conjunto da literatura Portuguesa consagrada ao tema. 
E sem duvida que o folclore, (como ciência englobante da etnologia, etnomusicologia e segmentes afins), formaliza o cume de interesse no conjunto da uma obra de conteúdos multistraficados: direito, arte, história, instrução, problemas administrativos, social, económico e regionalistas.
Autor de inúmeras obras das quais destacava “Portugal e a Etnografia”, “Pelourinhos e Forcas do Distrito de Castelo Branco”, “Aspirações e necessidades da Beira”, “Código Administrativo de 1936 e 40” e muitas outras. Jaime Lopes Dias teve igualmente uma faceta de jornalista importante: fundador, director e colaborador de um sem número de periódicos regionais e nacionais.  Faleceu em Lisboa no ano de 1977.

(PS) – Dados retirados do livro: Autores Nascidos no Distrito de Castelo Branco da autoria de: António Forte Salvado.
O Albicastrense

4 comentários:

  1. Anónimo17:58

    Tiraram o nome de Jaime Lopes Dias à Biblioteca de CAstelo Branco porquê? Não me digam que é para tentar camuflar a memória em favor do chefe do momento.

    ResponderEliminar
  2. Surpreendeu-me encontrar este blog, que não conhecia, a propósito deste tema: acho do maior interesse e propósito ver a biografia resumida do meu tio-bisavô aqui enquadrada!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo08:31

    Quero deixar aqui duas pequenas correcções, se tal me é permitido.
    O Dr Jaime Lopes Dias nasceu em Vale de Lobo e não Vale de Lobos.
    Foi Vale de Lobo até 1958, tendo passado a denominar-se Vale da Senhora da Póvoa a partir daquela data.

    ResponderEliminar
  4. No livro "Alpetrinienses Ilustres", de António José Salvado Motta, 1ª (e única) edição de 1929, é referida a obra "Etnografia da Beira", do Dr Jaime Lopes Dias, que, em outro local vi ser de 1926. Ou há uma inversão de dígitos, ou são duas obras, são duas edições da mesma obra.

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...