domingo, abril 13, 2008

Túnel no Largo de S. João


Largo de S. João

No largo de S. João, aconteceu o inesperado, quando quase todos esperavam o aparecimento de restos humanos naquele local, eis que surge a surpresa!
Apareceu a cerca de três metros da superfície um túnel! Estive lá e fotografei o já famoso túnel, pois os albicastrenses fazem bicha para o observar. Segundo sei, as entidades locais, estudam a situação imprevista, vamos portanto esperar pelo resultado deste estudo.
Não quero estar a dar palpite sobre este achado, mas tendo em conta a existência de antigos poços de água ali perto, quase que apostaria que se trata de um túnel de escoamento de águas.
Os técnicos têm a palavra… o povinho aguarda pela sentença.

O Albicastrense

8 comentários:

  1. Bom trabalho Veríssimo.

    Obrigado pelas fotos.

    Afinal, afinal, sempre havia algo para encontrar...

    Um abraço,
    Luís Norberto Lourenço

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:19

    cá para mim é parte do tunel que liga o jardim do paço ao castelo... o tal mito albicastrense... abraço

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pela reportagem fotográfica. É serviço público!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:30

    Desde pequeno que me faxina o facto de poder existir labirintos de túneis a ligar toda a cidade, eu já perguntei a muita gente, li livros, e o que sei e que atrás da fonte da mina existe um túnel mas que esta fechado com um portal metálico e que dizem que faz parte da rede de túneis, o do jardim do passo já lá estive a porta pelo menos a entrada e muito húmido e espaçoso, sobre e já entrada ouvi dizer que alguns bombeiros atados a uma corda entrarão lá dentro e nunca mais de lá sairão mas isso para mim já n acho tão verdade. O túnel encontrado no largo de S João por ter agua n quer dizer que tenha de ser uma passagem de agua antiga porque o túnel do jardim do passo esta cheio de agua e quem sabe se n esta ligado a este como o túnel do jardim esta mais alto podia escoar a agua das fontes do jardim para os túneis mais a baixo. A cerca de 6 anos andava brincar mais uns colegas e encontramos um túnel estou a pensar entrar lá mas n ir muito longe já que pode ser perigoso e eu n tenho equipamento para o feito. Queria lhe pedir um favor estou a pensar abrir uma pagina Web sobre mitos lendas e factos de castelo branco para tornar a nossa cidade mais conhecida e gostava que se tivesse alguma informação mesmo que fosse historias de rua me a enviasse para o meu email já que eu se calhar nunca mais vou ver este blog. jonirls@hotmail.com obrigado pela sua colaboração.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:26

    Venho retomar o assunto após todos os anos que se passaram... Entretanto o parque de estacionamento foi feito, e tudo está no esquecimento.

    Houve algum resultado de algum estudo feito sobre o túnel?

    Desde pequeno que sempre ouvi as mais variadas histórias acerca dos túneis em Castelo Branco... Onde estavam e onde iriam dar. Mas provas conclusivas? Nunca sairam à luz.

    Em tempos, em conversa com os que ainda conheceram Castelo Branco como grandes fazendas desde a Câmara Municipal para baixo, foi-me dito que nas escavações de fundações para o que é agora os edificios da quinta da granja, também foram descobertos alguns indicios do que seriam túneis. No entanto segundo sei, foram tapados com o betão dos edificios, e mais uma vez tudo caiu em esquecimento sem se saber por nenhum estudo ou noticia, o que seria.

    Se realmente ha túneis de escoamento de águas, ou até mesmo de passagens "secretas" como indicam os mitos, em vez de tapar e cair em esquecimento, seria um facto fantástico preservar e trazer a público, dado que esse tipo de notícias ajudam bastante no turismo e na própria história escrita da cidade.

    ResponderEliminar
  6. Nikita Khrushchev07:58

    Bom dia sr. ANTÓNIO VERÍSSIMO

    Esta é uma mensagem do PCUS,

    Sim, os túneis existem, é um facto. Parte desses túneis foram escavados por agentes do KGB. Estes túneis eram importantíssimos para a passagem de volfrâmio extraído das minas da Panasqueira que forneciam diretamente as nossas fábricas de armamento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. O sr. ANTÓNIO VERÍSSIMO está a partir deste momento sinalizado pelo Comité de Segurança do Estado Russo, considere-se este o primeiro aviso. É lhe recomendado que não volte a pronunciar-se acerca de estruturas alheias à propriedade do estado soberano português.

    "nada melhor que descobrir um inimigo, preparar a vingança e depois dormir tranquilo"
    O Secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética
    Nikita Khrushchev

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Josef Stalin08:06

      Camarada Nikita Khrushchev, obrigado por se pronunciar contra estes inimigos dos trabalhadores e do povo soviético. Esperemos que este comportamento alheio aquilo que são as estruturas fundamentais para o bom funcionamento da insdutria de armamento da união das repúblicas socialistas soviéticas deve ser investigada e sancionada pelo povo.
      "Trabalhadores do mundo, uni-vos."
      Secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética
      Josef Stalin

      Eliminar
  7. Vladimir Vladimirovitch Putin08:13

    Союз Советских Социалистических Республик окончен, на данный момент я отвечаю и поддерживаю господина Антонио Вериссимо, воет
    III Президент Российской Федеративной Республики
    Владимир Владимирович Путин

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualment...