quarta-feira, agosto 13, 2008

A NOSSA HISTÓRIA - (X)

A TERRA ALBICASTRENSE ATRAVÉS DOS TEMPOS 
"70 Anos de Voltas"
Realiza-se este ano a septuagésima volta a Portugal em bicicleta, alguns visitantes deste blog têm por vezes feito aqui comentários menos abonatórios, sobre o apoio que a autarquia albicastrense dá a esta prova.
Gostaria de lembrar a estes visitantes, que a colaboração entre os organizadores da volta a Portugal em bicicleta e a autarquia albicastrense, não é de hoje nem desde que o actual presidente desempenha funções na nossa autarquia.
Para o demonstrar, aqui fica um pequeno resumo publicado pelo jornal, “A Era Nova” sobre a chegada a Castelo Branco dos ciclistas no
já longínquo ano de 1927, (1º Volta a Portugal em Bicicleta).
Setenta anos em que passaram pela nossa cidade homens como:
José M. Trindade, José M. Nicolau, Alves Barbosa, Ribeiro da Silva, Joaquim Agostinho, Fernando Mendes e Marco Chagas, entre muitos e muitos outros.
Podemos “e devemos” ser críticos em relação a determinados actos de quem está à frente dos destinos da nossa cidade, contudo não podemos renegar o amor que a grande maioria dos albicastren
ses tem pelo ciclismo e pelos ciclistas, (não esquecendo que na cidade já existiram clubes, que tiveram equipas de ciclismo).
Fazê-lo seria renegar a nossa própria historia, e esquecer todos aqueles que ao longo desses anos fizeram das “tripas coração” para apoiar esta grande prova e estes grandes desportistas.
1º Volta a Portugal
Em
Bicicleta-1927
Castelo Branco foi a cidade escolhida para final da etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, entre Portalegre e Castelo Branco, num percurso de 106,8 quilómetros.
Chegaram dia 4 os ciclistas da volta a Portugal em bicicleta, a prova foi organizada pelo “Diário de Noticias”.
Cortou a meta em primeiro lugar, António Marques que corria pelo Carcavelos e nos ”Militares”, ganhou a etapa João Francisco, do Batalhão de Telegrafistas, aquartelados na Graça, em Lisboa.
Classificações 1º Francisco dos Santos Almeida (Benfica) dos fortes. António Marques (dos fracos) e João Francisco (dos militares).
Os ciclistas foram recebidos na Câmara Municipal, sendo promovido uma festa em sua honra durante o qual foi entregue uma taça de prata ao vencedor da 1º categoria, (fortes). Na sede do Sport Lisboa e Castelo Branco, foi-lhes oferecido uma taça de champanhe. Ganhou esta 1ª volta a Portugal: Augusto Carvalho que corria pelo Carcavelos.
O Albicastrense

7 comentários:

  1. Anónimo17:23

    Se souber poderá indicar qual o valor do apoio da Câmara ao desenvolvimento do ciclismo da cidade e do concelho? Agora compare lá com o outro dado aos profissionais.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:24

    Apoiar a Volta não é desenvolver o desporto da cidade.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:52

    Pela foto, já em 1932 andavam em obras no centro da cidade. Aquela da Praça Rainha D. Leonor não lembrava a ninguém no seu perfeito juízo. Dos comerciantes da Praça e da avenida 1º de Maio, a Câmara não quer saber e as obras nunca mais acabam com meses e meses de prejuízo. Mas da volta e com a voltaq vale tudo. Se é assim que venham cá muitas voltas para ver se as obras acabam. Esperemos que este final da obra não tenha significado mais uma derrapagem do nosso dinheirinho.
    Ninguém diz ao Presidente que foi ridículo publicitar o fim das obras motivado apenas pela passagem da volta.Que raio de conselheiros é que ele tem?são cá de um cóledéde..

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:54

    RECONQUISTA

    EFEMÉRIDES DA ACTUALIDADE



    Queda nas obras na 1.º de Maio
    Rafael Esteves reclama mais segurança para os peões na avenida actualmente em obras.


    Sou leitor do vosso jornal e municipe desta cidade, na qual moro a mais de 25 anos, tenho sido testemunha de diversas obras as quais apoio mas a coisas que devem de ser salvaguardadas. É da competência da Câmara Municipal a segurança das pessoas e bens dos municipes, já temos lido muita matéria sobre as obras desta cidade e ultimamente da referida Avenida mas nada ou pouco esta corrigido. As pessoas não podem caminhar em segurança por passeios abertos a eles onde não a placas a proibir a circulação e entendesse que existe segurança para circular, isso deve de ser em paises civilizados onde somos respeitados, aqui não.

    O principal responsável e a Câmara Municipal que deve de exigir ao empreiteiro ter os passeios livres para circular ou encerrar estes, agora ser cúmplice da negligência e incapacidade de um empreiteiro em manter uma via aberta em segurança não pode acontecer.

    As fotos em anexo mostram claramente como a minha mãe Maria da Graça Milheiro ficou depois de ter caído na Av. 1º de Maio na segunda feira dia 11 de Agosto frente a churrasqueira O sítio.

    Rapidamente assistida pelo INEM levou 3 pontos na cara mais um joelho e um braço magoados, para alem do prejuízo de um par de óculos partidos.

    E muito triste ver como quando se quer tudo anda rápido e bem, vejamos o largo Rainha D. Amélia, em menos de uma semana tudo fico pronto para receber a volta Portugal em bicicleta, até dava gosto ver aquela gente toda a trabalhar para bem de uma publicidade (duvidosa) da cidade, tanto empenho gostaria de ver ao serviço de todos os municipes que pagamos impostos (e não são poucos), esta avenida já estava pronta a muito tempo, mas a muito tempo mesmo.

    Agradeceria que fizessem uma reportagem sobre este tema y quem seja responsável seja chamado a explicar porque temos que sofrer constantemente acidentes, prejuízos, danos, etc naquilo que e nosso. Já chega de atropelamentos todos estamos fartos de tanto desrespeito, alguém tem que ser responsavel.

    Atenciosamente,

    Rafael Esteves


    Não quer ajudar este albicastrense com uams fotos? E depois a volta...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo00:04

    Um aparte em relação à Volta...
    Houve um ano que fomos visitados
    pela Volta a Portugal em Bicicleta
    em que os mecânicos das Bici limparam as correntes das mesmas
    aos lençóis das camas onde ficaram
    alojados...
    Era só um pormenor!!!
    O que eu sei, é que após o ocorrido,a Volta esteve "algum" tempo ausente de Castelo Branco...
    Até que apareceu o Xquim Mourim...
    Será que alguém se lembra???

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:41

    Mai o ex-ministro o ciclista educado

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23:44

    Gostei foi da crónica do <<<<<<<<< Mota Saraiva no jornal bajulando o Sr. presidente.O máximo de um grnde ciclista
    o carrinho de rolamentos

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...