domingo, novembro 09, 2008

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE - (XX)



Na toponímica da cidade de Castelo Branco, existem ruas cujos nomes são para a grande maioria dos albicastrense, nomes que pouco ou nada lhes dizem. Nomes, cujo o tempo e a incúria dos homens se encarregou de nos fazer esquecer. O nome que aqui trago hoje, foi dado a esta rua na década de 50, (século XX), após um elaborado estudo, feito por uma comissão criada pela autarquia albicastrense para esse efeito. A rua Jesuíta Manuel Dias situa-se entre a Sé e o Conservatório, o seu inicio começa no largo da Sé e vai morrer na rua das Damas.
Jesuíta Manuel Dias

(1574-1659)
Nasceu em Castelo Branco no ano de 1574, e morreu na China a 4 de Março de 1659, (onde desenvolveu a actividade de missionário católico). Em 1592 foi para novisiatet e em 1601 foi enviado para Goa, onde completou o seu ensino.Em 1605 foi para Macau, onde passou seis anos ensinando teologia. Entre 1612 e 1621 andou entre Índia, Macau, e China, tendo neste ultimo pais fundado uma missão. Em 1621, viaja para Pequim, e fica a residir no Paul Xu Guangqis com outros líderes da altura. Em 1622 é convidado a assistir o imperador, na área militar e na reforma das forças armadas, e na construção de artilharia. Durante um treino com canhões, um deles explodiu e morreram vários soldados chineses e instrutores Português. Tal acidente deu origem a que tivesse que fugir de Pequim. Em 1623 Manuel Dias, na companhia de Li Zhizao, construí um globo geográfico Ricci, com inovações introduzidas por um mapa feito por si. Este globo foi o primeiro deste tipo no Oriente, desde que foi enviado um modelo cegonha hanen Khubilai (Qubilai), em 1267 de Maragha. Manuel Dias foi nomeado vise provincial dos jesuítas na China, e desempenhou este cargo durante dois períodos, (1626-1636 e 1645-1654). Em 1623 foi expulso de Nanquim e de seguida, começou a ter problemas no Song Jiang, e teve que fugir. Segundo Xu Guangqi voltou a ter problemas em Xangai, e voltou para Song Jiang, mas mudou-se para Hangzhou. Ali construiu em 1627 uma igreja, com apoio financeiro de Tingyun Yang, onde também criou um seminário.
Anos mais tarde, fundou duas novas missões em
Ningbo, Nanchang (1634) e Fuzhou (1638), e a partir daí começou a ser perseguido, foi contra ele passado um mandado de captura, o que obrigou a voltar para Ningbo. Em 1640 publica Qingshi jin utgav Shu uma tradução parcial da imitação Christi, e em 1642 Shengjing zhijie, com explicações do evangelho para domingos e feriados. Em 1648, estava em Yanpingfu (Fujian), mais tarde voltou para Hangzhou. Quando morreu foi enterrado fora dos muros da cidade de Dafangjing, onde também foram enterrados outros jesuítas.
Dados recolhidos em wikipedia
O Albicastrense

1 comentário:

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...