sexta-feira, novembro 28, 2008

ALBICASTRENSES ILUSTRES - XI

JOÃO EVANGELISTA DE ABREU
Nasceu em Castelo Branco em 1828, filho de Manuel Mendes de Abreu médico cirurgião municipal.
Assentou praça como voluntário em 1845 no regimento de cavalaria nº 8. Em 1846 matriculou-se na Universidade de Coimbra. A Revoluçao de Maria da Fonte
em 1846, fez com que interrompesse os seus estudos, e com alguns dos seus colegas apresentou-se à junta militar do Porto que lhe deu o posto de alferes. Com a derrota do seu partido, beneficiou de uma amnistia em Abril de 1847. Voltou de novo a Coimbra, onde recebeu o grau de bacharel formado em matemática, sendo então despachado alferes aluno, concluiu o curso de engenharia e foi despachado alferes efectivo.
Em 1856, foi despachado lente substituto da Escola do Exercito, neste mesmo ano foi escolhido pelo governo da altura,(do Duque de Loulé), para ir para Paris completar o curso de engenharia e aí se tornou distinto de aulas.
Voltando a Portugal precedido de grande e bem merecida reputação, foi encarregado de várias obras, infelizmente a morte surpreendeu-o quando ele contava apenas 41 anos de idade.
Faleceu em Lisboa a 3 de Fevereiro de 1869, com as faculdade intelectuais alteradas.

Ps. Os dados referentes a este ilustre albicastrense, foram retirados do livro de António Roxo; Monografia de Castelo Branco. António Roxo refere-se a João Evangelista de Abreu como; “O Célebre Engenheiro“, no entanto tentei encontrar dados sobre este albicastrense, e não encontrei rigorosamente nada.
Se alguém dispor de dados pessoais, ou obras de relevo desenvolvidas por este engenheiro albicastrense, pode deixá-los na secção de comentários para que todos nós possamos ficar mais conhecedores da vida deste nosso conterrâneo.
O Albicastrense

4 comentários:

  1. Anónimo18:27

    Andava à procura de João Evangelista deAbreu quando encontrei esta informação. O "meu" foi professor da cadeira de Geometria e Mecânica aplicada às Artes e Ofícios no liceu de Lisboa entre 1852 e 1854. A partir deste ano passou à cadeira de Aritmética, Álgebra Elementar, Geometria Sintética Elementar, princípios de Trigonometria Plana, e Geografia Matemática no mesmo liceu. Em 1852 quando concorreu para a primeira cadeira era bacharel em matemática pela Universidade de Coimbra.
    Será possível confirmar se coincide? Ou eventualmente digitalizar as páginas da obra de António Roxo que referem especificamente o João Evangelista?

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos
    A edição que disponho de António Roxo, foi editada pela “Alma Azul” em 2005.
    O texto dedicado João Evangelista de Abreu, resume-se, (mais palavra menos palavra) ao texto que publiquei neste blogue em 28 de Novembro de 2008. Porém, como se trata de uma reedição, não sei se o que constava na Monografia publicada em finais do século XIX foi totalmente reproduzida na nova edição.
    Lamento não poder ajuda-lo, pois os dados que tenho são os que coloquei no referido poste.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:13

    Caro António
    Agradeço a sua informação que me motivou a procurar a edição original.Verifiquei "on-line" que existem três exemplares na Biblioteca Nacional, cuja sala de leitura vai encerrar neste dia 15 próximo. Vamos a ver se consigo lá chegar antes...
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:51

    E, já agora, para complementar, o texto que tem aqui é igual ao original, como já pude confirmar.

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...