sexta-feira, novembro 07, 2008

Portados Quinhentistas



Rua dos Oleiros

No seguimento do que tenho feito, aqui ficam mais seis portados quinhentistas da zona histórica da cidade de Castelo Branco. Desta vez são todos referentes à rua dos Oleiros. O objectivo deste post, é mostrar a quem visita este blog, a diversidade de portas que estes portados têm que gramar.
São portas de ferro, são portas de alumínio, são portas de alumínio com vidro e até portas de madeira revestidas a chapa de ferro!
Se houvesse dúvidas quanto ao pouco respeito que os albicastrenses têm demonstrado ao longo dos tempos para com estes portados, bastava olhar para estas fotografias e ver esta autêntica calamidade. Durante muitos e muitos anos, mandamo-los abaixo sem dó nem piedade, depois pintamo-los para parecerem mais modernos, seguidamente consentimos que os esbofeteassem de cimento, “ pois o granito estava fora de moda “, por fim viramos a cara quando lhes aplicaram estas portas tão jeitosas.
Pobres portados quinhentistas que tão maus defensores tens nesta cidade
.

Bigodes e Companhia


No seguimento das entrevistas malucas da dupla Bigodes e Companhia, resolveu esta dupla associar-se a este post com uma entrevista aos portados da rua dos Oleiros.

Bigodes:
-- Amigo Companhia, vamos ajudar o albicastrense neste post sobre os Portados Quinhentistas, pois os pobres bem o merecem.

Companhia.
-- Tens razão Bigodes… como poderemos nós ajudá-lo neste post!!!

Bigodes:
-- Olha… vamos falar com os portados da rua dos Oleiros, pois lá existem alguns bem bonitos, e saber o que eles pensam sobre toda esta problemática questão.

“Já na rua dos Oleiros, os nossos amigos dirigem-se a um dos portados, (agora com porta de alumínio e vidro) e colocam-lhe as perspicazes perguntas “.

-- D. Portado Quinhentista, nós gostaríamos de lhe fazer algumas perguntas.
-- Não posso crer! A dupla da patetice esta de volta e quer falar com este velho portado…

-- D. Portado Quinhentista, estamos embasbacados ao saber que um portado com tantos anos de história já ouviu falar de nós… se nos permite, passemos adiante e diga-nos; -- Como é ser-se Portado Quinhentista?
-- Como é ser-se Portado Quinhentista!? -- Não têm uma pergunta mais fácil? -- Amigos Bigodes e Companhia, vocês nem imaginam as perversidades que os albicastrenses nos têm feito ao longo dos 500 anos da nossa existência!

-- Ora conte D. Portado… não se encolha e aproveite esta ocasião para aliviar.
-- Amigos Bigodes e Companhia deixem que vos diga o seguinte; -- Vocês sabiam que Castelo Branco é a cidade portuguesa com maior número de portados quinhentistas, e que há quem nos considere a mais genuína expressão do património arquitectónico do séc. XVI. ? -- Em 1979 um querido amigo nosso, (Cónego Anacleto Pires Martins), fez um inventário de toda a nossa família, e constatou que na cidade existíamos mais de 320 portados.

-- Ena pá!!! Nós não sabíamos que existiam tantos portados quinhentistas na cidade de Castelo Branco.
-- Pois… pois… mas isto foi em 1979, porque depois disso já expiraram alguns amigos nossos.

-- D. Portado Quinhentista conta-nos mais sobre a história dos portados?
-- Meus amigos, dos 320 portados existentes nessa altura, apenas trinta são caracterizados com lintéis ornados de traça manuelina.

-- Só trinta!? de traça manuelina?
-- Sim… pois os albicastrense foram eliminando-nos pouco a pouco, ao ponto de hoje, (2008) já nem trinta devem existir.

-- D. Portado Quinhentista só existiam portados dentro do recinto amuralhado da cidade, ou também fora desse recinto?
-- Claro que existiam portados fora do recinto amuralhado… havia portados no L. de S. João, na Ruivo Godinho, S. Sebastião, Arrabalde dos Oleiros, Arrabalde dos Açougues e noutras ruas da nossa cidade.

-- D. Portado Quinhentista que nos diz das “belas portas” que os albicastrenses foram agasalhando dentro dos vossos portados?
-- Agasalhando dentro de nós!? Meus amigos, se não vos conhecesse diria que estavam a mangar comigo. -- Primeiro, mandaram-nos abaixo, depois borraram-nos para parecermos mais modernos, depois chaparam-nos de cimento porque se envergonhavam do nosso granito, por fim colocam-nos portas de todos os tipos e feitios. -- Amigo Bigodes e Companhia, vocês albicastrenses são tão apaixonados pelos vossos portados quinhentistas, que só descansarão quando não existir mais nenhum de nós.

-- D. Portado Quinhentista, em primeiro lugar o nosso bem-haja por esta aula, de seguida tem a palavra para a terminar a lição.
-- Nós portados, somos o símbolo de uma época e de um estilo, no entanto temos sido espezinhados em Castelo Branco, aos albicastrenses, pedia mais generosidade para com os seus Portados Quinhentistas, e acima de tudo mais respeito por um património com 500 anos de história.

Bigodes e Companhia

6 comentários:

  1. Anónimo13:28

    E de quem é a responsabilidade pelo desaparecimento deste património? Quem é que deve gerir o património no concelho? Não é a câmara municipal e as juntas de freguesia? É preciso pôr o nome aos bois, se não a culpa morre solteira, como é hábito.
    É preciso acabar com o blá, blá, blá e dizer alto e bom som que não estamos de acordo com o que se está a fazer na cidade Castelo Branco.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:54

    è a grande desfesa do patimónio que a Câmara faz.
    os técnicos dessa área incompetentes. quem é que lá os colocou?o president.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:30

    Após a manifestação de ontem que reuniu mais de 120 mil professores!

    .

    Ana Benavente:
    Ana Benavente
    .
    Antiga Secretária de Estado da Educação considera "a política educativa profundamente errada”.
    “Nas escolas tudo se tornou mais importante do que ensinar.”
    Para os professores, “criaram-se novas castas e uma avaliação burocrática brutal.”
    Para os alunos passou a existir “uma imensa impostura pedagógica” que faz com que “se mexa nos números e não na qualidade da aprendizagem”.
    “Quando uma classe profissional contesta uma política com esta dimensão, não pode um governante dizer que está certo contra o mundo.”
    “O que dá ao governo um certo conforto é a maioria absoluta mas isso é uma visão de curto alcance.”
    “Se olhar para as próximas eleições, o governo deve ter consciência que os professores e os seus próximos significam muitos, mas muitos votos.”
    O Governo “tem muitíssimas razões para estar preocupado depois desta manifestação de força e deve repensar a sua politica educativa, principalmente na avaliação dos professores.”

    Manuel Alegre:


    Manuel Alegre

    “A escola pública requer exigência, não pode trabalhar para estatísticas, isso é pôr em causa a igualdade de oportunidades entre quem tem dinheiro e vai para a privada e quem fica na pública.”
    “A dimensão da manifestação não me surpreendeu. Se tantos estão na rua, terão as suas razões. O Governo deve ouvir a voz da rua”.
    .
    Mostrou-se chocado com a intervenção da ministra da Educação durante o protesto dos Professores. Primeiro com a “inflexibilidade” da governante: “Temo que isso mine a confiança dos Professores, na própria profissão.” Depois com a “pouca cultura democrática”, ao referir-se à manifestação como um acto de “intimidação”.
    Uma grande percentagem dos professores, que estima entre os 60 e os 70 por cento, votaram PS nas últimas legislativas.

    Helena Matos:
    (creio que não é socialista…)

    Helena Matos

    Vê como motivos de preocupação, pelos muitos sinais que vêm das escolas, a “manipulação das estatísticas”. Outro é a reforma em massa de professores. “É um sinal terrível, porque estamos a falar da saída do sistema de professores efectivos que são determinantes paro o funcionamento do rendimento das escolas.”
    Cfr. Leonete Botelho.
    in, "Público"
    hoje, 08 11 2008
    .
    Não será por acaso que, no ranking há pouco conhecido, a minha Escola de Sempre, tenha caído alguns lugares significativos...
    Não é coincidência! É o que se esperava, após esta política de ensino instaurada pela Sr.ª ministra e seus "ajudantes" mais próximos, os "yes man"... Estejamos atentos ao ranking do próximo ano! É que, durante este ano lectivo que decorre, já deram baixa mais uns tantos bons professores que aqui se fizeram e criaram nome como bons profissionais. No ano que passou, "foram abatidos" ao efectivo" mais um número significativo de excelentes pedagogos...
    Óptimos Professores, Senhor "Menistra"... Que se foram embora antes do tempo! Por sua causa, minha "Çenhora"... pela sua incapacidade de ver mais longe, para lá das estatísticas que se propôs atingir! Para enganar quem?!... Quem é que acredita na sua política educativa?!... Apenas V.Exª e dois ou três iluminados que teimam em "segurar" as frágeis "amarras" que ainda os ligam ao Sistema.

    Desafio agora a “luminosa inteligência” que actualmente dirige a educação em Portugal, a provar que os Professores que abandonaram nos últimos três ou quatro anos, para uma reforma premeditadamente antecipada, a Escola Secundária de Bocage (antigo Liceu Nacional de Setúbal), o fizeram a “mando” dos sindicatos…
    Eles, há muito tempo se habituaram a pensar pela própria cabeça…
    Nunca estiveram a mando de ninguém tal como “muito boa gente” a quem impuseram uma meta estatística… que é necessário cumprir… para não “perder o tacho”!!!
    Mas a verdade, é que o “tacho” está perdido…
    Então, seria de toda a conveniência que procurasse outra profissão!
    Ser professora depois daquilo que fez a toda uma classe… já não dá!...
    Sem as costas sobreaquecidas por uma maioria absoluta, tão mal gerida, V. Ex.ª não terá “coragem” para tal…
    .
    Um recado para o professor Valter Lemos:
    V.Exª tem feito muito mal a toda um a Classe profissional que também era a sua!
    A partir de certa altura, V. Ex.ª passou também a fazer mal à minha cidade… quando se alia o seu nome, a Castelo Branco!
    Desapareça, Sr. Doutor… vá hibernar num outro sítio qualquer e pare de fazer “tropelias” e “vingançazinhas” que seria incapaz de fazer noutras circunstâncias. Se puder, reforme-se também… Já chega!... Já estamos fartos de si...
    E vou mais longe...Até o aconselharia a abandonar o lugar que ocupa como presidente da Assembleia Municipal pois o seu nome já está a prejudicar a acção positiva de Joaquim Morão na Câmara de Castelo Branco! Mas não creio que tenha coragem para prescindir dessa “regalia”… para a qual, como é óbvio, foi legalmente eleito nas últimas eleições... Estas atitudes precisam de coragem. Que nem todos podem ter...

    Publicada por João de Castelo Branco

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:14

    A que propósito vem este comentário?
    Não tem a ver com a defesa do património ou tem? Parece-me que foi encomendado para dizer bem do sr. Jaquim, que precisa é de ir fazer companhia ao sr. Valter Lemos. Já cá andam a mais. Estão fartos de fazer mal a esta cidade. Abram os olhos e corram com eles.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:25

    ALBICASTRENSE ESTÁ A SURGIR UM MAMARACHO NO LARGO DE S. JOÂO

    NO POSTIGUINHO DE VALADARTES DEITOU ABIXO UMA METADE. PARA QUÊ?

    A ANEDOTA DA CÂMARA
    DO voodofalcao.blogspot.com
    Valter para fora

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:12

    o problema do valter lemos ex.CDS que foi enfiado no PS pela mão de J.Morão e porque perguntam os albicastrenses?
    porque Morão queria um polo de ensino na sua terra Idanha e o rapaz ajudou e o favor pagou-se
    tal como pagou o favor ao martins & irmão aranjou emprego para o casal Martins.
    bem o favor que martins e irmão fez ao PS se calhar só deus sabe ?

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualment...