sábado, abril 04, 2009

BAIRRO DO VALONGO



Telegrama On-Line
ASSUNTO: Os Passeios do meu Bairro
Exmos. Senhores autarcas da minha cidade.
O dicionário da “Língua Portuguesa On-Line” presenteia-nos com a seguinte alegação sobre a designação da palavra passeio:
“Passeio”
1. O acto de passear, de percorrer ou fazer percorrer uma certa extensão de caminho por distracção ou para fazer exercício.
2. O sítio ou lugar onde se passeia.
3. Caminho percorrido por quem passeia.
4. Distância curta.
5. Pequena jornada.
6. Parte lateral das ruas para os peões.
7. Movimento de vaivém de uma peça de qualquer máquina.
8. Dar um passeio: passear.
É costume dizer-se que: “Só não se sente, quem não é filho de boa gente”.
Perante a contradição entre o que diz o dicionário de “Língua Portuguesa On-line“, e a realidade existente no Bairro do Valongo, (onde moro à 21 anos), venho por este meio reclamar do indigno estado dos passeios, (e não só), do meu Bairro. Passear, percorrer por distracção, ou para fazer exercício, e por fim; parte lateral da rua para peões, (diz o dito cujo) !?
Como são agradáveis esta palavras!… o pior vem quando procuramos os passeios para pôr em prática estes ensinamentos, e encontramos o que as fotografias documentam!… Todas as semanas tenho oportunidade de ler nos jornais locais, declarações dos nossos autarcas elogiando o trabalho feito na nossa cidade.
Como albicastrense que mora no Bairro do Valongo, (situada na cidade de Castelo Branco), pergunto a vossas excelências se este Bairro é filho de pleno direito da cidade, ou se pelo contrário é apenas… um filho bastardo?
Será que para os albicastrenses é mais importante fazer-se mais um parque de estacionamento no centro cidade, que dotar os bairros da nossa cidade de ruas e passeios dignos!? Este albicastrense sempre pensou!… que em primeiro lugar estavam as pessoas, em segundo lugar eram as pessoas, e em terceiro lugar novamente as pessoas, e só depois as outras obras.
Que ingenuidade a minha!………

O Albicastrense

5 comentários:

  1. Anónimo22:11

    O Bairro fica longe do poder que só pensa em carreiras de tiros e na sobras que se vejam apesar de inúteis.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Antes de mais tenho de felicitar o Sr. Veríssimo por viver numa zona tão bonita. De seguida, parece-me estranho que um dos maiores bairros de C. Branco, senão o maior, consiga passar tanto tempo escondido do olhar do Sr. Presidente. Não queremos mais festas, nem prédios monstruosos, nem parques de cimento.

    Queremos apenas o mesmo tratamento que as ruas degradadas da cidade: alguma atenção.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:15

    Primeiro quero dizer que nao é "provavelmente o maior bairro de Castelo Branco" mas sim "de certeza que é o maior bairro de Castelo Branco"
    Em segundo lugar queria concordar com o Sr. Verissimo na ideia de que o presidente se está cagando para o esse bairro.
    Nem que fizessem como no passado, jà lá vão mais de 15 anos em que se chegou a um acordo entre a associação do Valongo e a camara, que era o seguinte (se bem me lembro): a camara arranjava o material (brita cimento e areia) e o morador pagava ou ele proprio fazia o passeio. Recordo até, e o Sr. Verissimo sabe e lembrasse com ceteza que se tentou padronizar os passeios do valongo fazendo "quadrados" no cimento.

    Com os melhores cumprimentos

    RDC

    ResponderEliminar
  4. Olá,Veríssimo, como vão as coisas?
    Comento aqui no "passeio", com vista ao convite que agora faço, e que é para um passeio pelo blogue sobre poesia que criei recentemente:

    http://corpodepoema.blogspot.com/

    Quanto ao mais, estamos conversados... é a vida, como dizia o outro ou ainda o outro que isto só lá vai com uma vassourada...

    Um Abraço e boa Páscoa
    João Teixeira

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:53

    Ao que parece a Câmara Municipal de Castelo Branco vai colocar brevemente um serviço para todo o tipo de reclamações dos municipes
    Será que é desta que em tempo real vamos poder avisar o que está mal ?
    É que para dizermos o que está bem já temos os jornais ou melhor os boletins informativos da autarquia

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...