terça-feira, setembro 15, 2009

GIORGIO MARINI - II


POR. LUÍS PINTO GARCIA
Em Março deste ano publiquei aqui um poste que tinha por título, " Giorgio Marini ” onde na parte final apelava aos visitantes o seguinte.
Aos visitantes albicastrenses deste poste lançava aqui um desafio. Gostaria de colocar nesta página o nome do autor do texto, porém, tal só será possível com a colaboração de gente interessada em prestar homenagem a quem prestou tributo a uma pessoa, de quem só tinha ouvido falar.
As pistas para descobrir o autor do texto são as seguintes: O autor diz a determinada altura do texto, que falou com José Batista Figueira, (já velho) e que, em novo teria assistido Marini… acrescentando de seguida o seguinte: ”40 anos depois ainda ria das pilharias do italiano”. Podemos pois concluir que o autor do texto, terá falado com José Figueira cerca de 40 anos depois da morte de Marini (1905), ou seja por volta de 1944.
José Batista Figueira antigo enfermeiro no velho hospital albicastrense, já velho em 1940, deverá ter morrido alguns anos depois! Existirão descendentes seus na nossa cidade, a quem ele possa ter contado essas histórias?
Terão eles conhecimento das conversas com o misterioso autor do texto? Perguntas e interrogações sem resposta por agora, mas que espero poder vi a solucionar com a ajuda de alguns visitantes. Fico a aguardar ajuda dos visitantes… que a podem deixar na secção de comentários.
Após sete meses de buscas, consegui finalmente encontrar o autor do texto dedicado a Georgio Marini e três fotografias ligadas a este post.
Uma fotografia do pintor, uma do cavalete usado por ele, e por fim… uma belíssima fotografia de um quadro pintado por Marini, (pena é... que esteja a preto e branco). Na fotografia do cavalete, podem ver-se rostos de pessoas pintados pelo artista e por quem ele deveria ter grande apreço.
Estes dados foram encontrados por mim na edição número 36, dos “Estudos de Castelo Branco”, dedicada ao Bicentenário da cidade de Castelo Branco,(1971).

PS. Se desejar ler o texto de Luís Pinto Garcia relativa a Giorgio Marini, coloque na janela de busca do blogue o nome do pintor Italiano.
O Albicastrense

4 comentários:

  1. António Silveira disse...
    Ao investigar sobre Giorgio Marini deparei-me com o interessante artigo do seu blogue. Desconhecia alguma da informação prestada embora o artigo deva ser completado com outras informações, como por exemplo a da sua estadia nos Açores. Por outro lado gostaria de contactar alguns dos autores dos comentários publicados (João Barão e Leonardo Fuzaro). Aqui deixo o meu e-mail para que possamos partilhar novas informações sobre este pintor: Silveira4@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Caro, Silveira.
    Num outro poste editado por min em 15 de Setembro de 2009 voltei a este tema, pois consegui novos dados sobres Georgio Marini.
    Quanto a ele ter estado nos Açores já era do meu conhecimento. Ele andou por todo o pais antes de fixar em Castelo Branco, onde viria a morrer no início século X.
    Se por ventura tiver dados novos sobre el, agradecia que os perfilhasse connosco.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Aníbal Rodrigues14:22

    Obrigado senhor António Veríssimo pela informação aqui deixada e desconhecida de muitos acerca do pintor Giorgio Marini.
    Informo que tenho 2 dos retratos pintados pelo pintor, que estou a vender, que se for do interesse do sr. António posso enviar fotografia para juntar ao já exposto sobre o pintor. nunca escrevi num blog e por isso também não sei como anexar imagens se é que isso é possível. deixo o meu email para o caso de ser do interesse enviar as fotografias. anibal.moreira@netc.pt

    ResponderEliminar
  4. Caro Aníbal Rodrigues
    Claro que gostaria de ver as imagens dos quadros.
    Eu vou contacta-lo, pois gostaria imenso de ver imagens dos quadros que diz ter.
    Abraço

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...