sábado, julho 17, 2010

EXPOSIÇÃO - XI

(1) (2)

ANTÓNIO ANDRADE FERNANDES

(1) - CANTO QUINTO
Trata – se de uma alusão ao Gigante Adamastor e aos Descobrimentos portugueses descritos no Canto Quinto dos Lusíadas (Luís de Camões). Este quadro não foi publicado antes do Campeonato do Mundo de Futebol, como era meu desejo, por motivos profissionais.
Infelizmente, a nossa Selecção não conseguiu passar para além do Bojador e não conseguiu dobrar o Cabo das Tormentas como outrora outros arrojados portugueses o fizeram. Foi pena não termos ido além da dor.
Outros tempos…
É uma Pintura a óleo sobre madeira e manta de trapos, foi concluída no ano de 2005 e foram utilizados os seguintes materiais: madeira, xisto, fios e moedas.
(2) - SONS DA BEIRA
É uma composição que alude aos instrumentos musicais típicos da Beira Baixa e aos sons, que por esta altura do ano, esses instrumentos vão produzindo em festas e romarias de que a nossa região ainda é pródiga. Há, ainda, os sons das palavras do poeta António Salvado num belíssimo poema alusivo a esta Beira, inscrito no quadro.
São todos esses sons que tentei esculpir nesta manta verde (
de esperança) que é a nossa Beira.
O quadro foi efectuado no ano de 2005, é uma pintura a óleo sobre manta de trapos e foram utilizados os seguintes materiais, madeira de amoreira, madeira de castanheiro e madeira de oliveira, fios, xisto, rebuçados, tipo “
chupa – chupa”, palhinhas de gelados e fósforos.
O Albicastrense

1 comentário:

  1. Anónimo19:32

    Felicito o António A. Fernandes, desejando-lhe muito sucesso. Parece-me um trabalho muito original, espero que a exposição seja muito visitada e participada.
    Um abraço
    Luís Fernandes

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...