quarta-feira, julho 21, 2010

TIRAS HUMORÍSTICAS - 68

CONVERSA DA CHACHA
Bigodes e Companhia conversam sobre as declarações do presidente da nossa autarquia, ao jornal “Reconquista” referentes à nova praça pedonal da cidade.
- Companhia… o nosso presidente diz: “Que este é mais um espaço nobre na cidade”. Ele pergunta ainda, “Quem se lembra desta área antes de iniciarmos estes trabalhos!? E recorda, “Que ela estava muito degradada, sem qualquer aproveitamento”. E por fim argumenta, ”Que o espaço não prestigiava o centro da cidade”.
- O nosso presidente até pode ter razão! Mas… este albicastrense que nasceu em Castelo Branco e seguramente aqui vai morrer, pergunta: Quem são os culpados por este local ter chegado ao ponto a que chegou?

- O velho rezingão está de volta!.. De quem é a culpa?
- Dos últimos dois inquilinos que ocuparam a casa grande da nossa cidade, um esteve lá vinte anos e transfigurou um bonito parque, num local de estacionamento miserável, o outro deu-lhe prosseguimento durante os dez anos seguintes!

- Estás a ser demasiado duro Companhia! O nosso presidente termina dizendo: “As traseiras do edifício da autarquia estavam escondidas, quando estas são bastante atraentes e bonitas”.
- As traseiras da minha Ermelinda também são bem jeitosas, no entanto, ela não as anda a exibir a quem passa lá por casa.

- Lá estás tu a desconversar homem! Olha… pelo menos não podes deixar de concordar, que o local está hoje muito mais bonito e que o parque infantil, assim como a nova estrutura envolvente ao parque, deram ao local uma imagem mais moderna e mais atraente.
- Quanto ao parque infantil, só posso dizer-te que é mais um parque infantil para “Inglês ver”!

- Como assim!..
- As crianças que se cuidem! No Verão ficam sujeitas a uma insolação derivado ao excessivo calor que aqui se colheita, no Inverno poderão contrair uma pneumonia proveniente do frio que aqui se recolhe.

- Safa! Para ti nada está bem…
- E não é tudo Bigodes! Diz-se à boca cheia na nossa cidade, que a infiltração de água no piso destinado aos serviços da autarquia, é tanta que um dia destes os funcionários terão que ir de barco de um lado para o outro.

- Invejosos!.. É o que eles são… segundo fontes “não oficiais” trata-se unicamente de um inovador sistema de refrigeração, que funciona através da captação de águas da superfície, e de uma nascente que se “sabia” existir no subsolo, para refrescar esse espaço.
- Essa nem o diabo se lembraria de engendrar! Vai mas é dar banho à minhoca…

- Companhia… que tal afogarmos as nossas divergências, com um branquinho traçado no restaurante do Chico do Kalifa!?
- Amigo Bigodes! Para selarmos as nossas divergências nesta matéria, terão que ser pelo menos, dois ou três branquinhos.
PS O albicastrense não se responsabiliza pela conversa maluca, deste dois resmungões.

O Albicastrense

10 comentários:

  1. Anónimo21:44

    Infelizmente, o Reconquista está transformaddo num jornal de anedotas só revelam a "qualidade" profissional do srs. jornalistas encartados.
    Dos problemas não falam nunca.

    ResponderEliminar
  2. Zé do Telhado01:39

    Gosto muito de utilizar a ironia.
    Eu mesmo tenho utilizado o humor em muitos comentários, aqui, no seu blog. O humor é demolidor.
    Mas, palavra de honra, depois de ler o artigo do C.Vale no Povo da Beira, mais o que ele acrescentou no Voo do Falcão, fiquei mesmo sem vontade nenhuma de me rir.
    O caso não é para menos. É muito grave. E, não devia, sequer, acontecer. Já se praticaram tantas asneiras e os seus responsáveis insistem em fazer mais.Um absurdo. Como é possivel?
    Eu atrevia-me, a pedir ás pessoas que costumam escrever neste Blog que dedicassem algumas palvras a este assunto. Particularmente, ao facto, da Câmara insistir na pratica da ilegalidade. Quando devia dar o exemplo. Hoje, estou triste, muito triste. Há dias...
    Zé do Telhado

    ResponderEliminar
  3. Amigo Zé do Telhado
    Leon Eliachar disse um dia sobre o Humor o seguinte: “Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cómico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cómico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer.”

    Não desanime!.. Desanimar é perder a destreza de chatearmos quem no entristece a alma, (Esta é da minha autoria).

    Quanto ao apelo que faz, para que as pessoas aqui deixem opinião sobre determinadas práticas. Faço da sua missiva a minha, no entanto o melhor é esperarmos sentados, pois cada fez mais as pessoas se estão borrifando para as práticas menos serias, que alguns praticam para atingir determinados fins.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:34

    con tanta devolução de espaços nobres da cidade, o presidente ditador Morão ainda fica monárquico.
    Resistência.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16:47

    .1. Nomeação do Secretário do Órgão Executivo Municipal.



    Por proposta do Senhor Vice-Presidente, e nos termos do nº. 1 do artº. 14º. do Código do Procedimento Administrativo e do nº. 11, do artº. 13º., do Decreto-Lei nº. 116/84, de 6 de Abril, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, nomear como Secretário do Órgão Executivo do Município, o Director do Departamento de Administração Geral, Dr. Francisco José Alveirinho Correia, o qual será substituído nas suas faltas e impedimentos pelo Chefe da Divisão Financeira e do Património, Dâmaso Marques Rito.

    Um deles "formou-se" nas novas oportunidades. E depois pagam mal a licenciados verdadeiros.

    ResponderEliminar
  6. O Vigilante18:19

    Em homenagem ao Zé do Telhado. Gostei do desabafo. Somos pessoas com sentimentos. Estou certo que o humor e a ironia vão voltar.
    Pensava eu que bigodes & companhia estavam mais virados para as Tascas, com todo o respeito, só vinha em seu abono e respeitavam os costumes e a tradição. Além do mais, pensava eu e devo estar certo, que eles gostam mais dos tintinhos. Sabem, sempre ouvi dizer que os branquinhos eram uma forma dos finos se demarcarem dos da ferrugem. Dizem, até, que os finos tinham uma forma peculiar de beber os branquinhos.Querem saber? Então, vamos lá: Encolhiam a barriga, com uma mão prendiam a gravata, estendiam o pescoço, também os beiços,perdão,os lábios, e só depois, cuidadosamente, bebiam o branquinho,não fosse caír uma gota no fato. Os branquinhos, já de si, logicamente, por serem branquinhos, disfarçavam mais as nódoas, o que, já não acontecia com os tintinhos. Os finos, já em
    tempos, eram conhecidos por serem mestres do disfarce. Perceberam a diferença. Penso que sim...
    Cá para mim gostava mais que eles bebessem tinto.Um dia destes penso até, convidá-los.
    Depois,o Kalifa também têm os seus quês. Aquelas facilidades todas. Aquele espaço todo. Espero ver o dia em que seja preciso desatar todos os nós daquele emaranhado. Aliás, há quem diga, que o nome é em agradecimento e homenagem ao verdadeiro "Kalifa".
    O Vigilante

    ResponderEliminar
  7. ”Que o espaço não prestigiava o centro da cidade”.????

    Ora bem, mais 3 coisas que não prestigiam o centro da cidade:

    - O déspota que insiste no poder absoluto e autocrático

    - O Jornal onde o já referenciado déspota, diz o que quer e oculta o que quer.

    - Os pseudo-deputados que apenas disputam quem é o melhor nas redes sociais.

    Mas com tanto betão gasto não há por aí um pouco para o colocar nos pés do (nós sabemos quem) e o atirar para o lago? Pois não dá... tá a perder água...

    "A bucha é dura, mais dura é a razão
    Que a sustem só nesta rusga
    Não há lugar prós filhos da mãe
    Não me obriguem a vir para a rua
    Gritar"

    ResponderEliminar
  8. Zé do Telhado02:03

    Agradeço a atenção. Bem haja.
    Estou um pouco melhor. Já vi que o Vigilante é sagaz e tem sentido de humor. Tenho idade suficiente para saber que era assim. É verdade, de facto era um modo de separação e diferenciação, mesmo quando bebiam juntos. Uns mais snobs, outros mais terra-a-terra, mais verdadeiros. Os modos de beber os "branquinhos" estão muito bem conseguidos. Era, tal e qual assim. Conheci um doutor e um engenheiro em Castelo Branco,e não só, exactamente com esses tiques.
    Só me resta esperar que Bigodes e Companhia se mantenham leais às suas raízes e aos "tintinhos.
    Não se deixem assimilar.
    Agora vamos ao que nos preocupa.
    O problema das novas instalações dos funcionários do Município é muito sério. É um acto violento obrigá-los a trabalhar naquelas condições. Não faz sentido. Além disso está tudo ilegal. É uma casmurrice. É abuso de autoridade.
    Zé do Telhado

    ResponderEliminar
  9. Amigo Vigilante.
    Bigodes & Companhia… estão dispostos a quebrar a rotina dos branquinhos e entrar numa de beber um tintinho, para poderem cambiar dois dedos de cavaqueira.
    Bem-haja pela crónica sobre os tintinhos.
    Quanto ao desabafo do Zé do Telhado, ele é apenas um estado de desanimo que de vez enquanto no inunda a todos, (mas que ele Já ultrapassou como podemos ver pelo seu ultimo comentário).
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Anónimo11:07

    Será que os que ,devido talvez às circunstâncias,não tiveram oportunidade no passado de tirar um canudo são menos eficientes do que os que tiveram a vida mais facilitada? Pela minha experiência digo que não. Tenho lidado com mts licenciados ,e que Deus me livre, onde estão suas capacidades? As novas oportunidades apenas têm ajudado muitos que sò por não terem as habilitações no papel não têm licença para mostrarem o que valem.Não será preconceito o que li num comentário neste blog acerca de alguém na vossa Câmara municipal? Peço desculpa pelo meu desabafo mas considero o valor das pessoas pelo que fazem e pelo que são no intimo e não pelas suas habilitições literárias.

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VI)

  CAPELA DE SÃO GÊNS "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS"   Sobre esta antiga capela, pouco ou quase nada se sabe sobre sua existência.  ...