quinta-feira, janeiro 03, 2013

PORTADOS QUINHENTISTAS - II

 Portados Quinhentistas de Cidade
de
 Castelo Branco
(1979)       
  Por Anacleto Martins
Vamos começar pelas ruas situadas fora da muralha.

RUA BARTOLOMEU DA COSTA
(Antiga Rua da Corredoura)

 São quinhentistas, com lintéis belamente trabalhados, com ornatos manuelinos, os números 3 e 5. O edifico a que correspondem estes dois portados apresenta ainda um conjunto de quatro janelas – uma no rés do chão e três no primeiro andar, com lintéis, igualmente trabalhados com ornatos manuelinos, e oferece-nos a mais bela fachada quinhentista da cidade antiga, embora já situada fora do recinto das muralhas. É Também quinhentista o belo pórtico  manuelino da Igreja da Graça ou da Misericórdia.

LARGO DE S. JOÃO
São quinhentistas os portados  número 2 e os números 38 e 39, estes geminados.

ARRABALDE DOS AÇOUGUES
Embora afastado da muralha, o Arrabalde dos Açougues prova a sua antiguidade pelos seus numerosos portados quinhentistas. São dessa época os portados números: 1, 4, 6, 23, 32,  35, 46, 54 e 56.

ARRABALDE DOS OLEIROS
São quinhentistas os portados numero: 13, 17, 19, 22, e 24, conjunto geminado, 25, prejudicado (foi reduzido o seu tamanho e rebocado o ornato manuelino do lintél);  o 26, que foi geminado com outro portado, hoje transformado  em janela, e os números 34 e 38.

RUA DAS OLARIAS

São quinhentistas três grupos de portados geminados: os números 44-46; 60-62; 64-66;  e o 22; o 67 e o 69.

RUA RUIVO GODINHO
(Antiga Calçada da Fontinha)
São quinhentistas os números 25, em cujo edifício encontramos também uma janela da mesma época, e 27.

RUA S. SEBASTIÃO 
São quinhentistas os portados números: 4, 6, 18 e o 26-28 que são geminados.
Entre os números 6 e 8 e os números 18 e 20 existem hoje janelas, também quinhentistas (adaptação de portados dessa época).

NOTAS DE: VERÍSSIMO BISPO 
(Dezembro de 2012)
Rua Bartolomeu da Costa
Nesta rua, os portados descritos no trabalho do padre Anacleto, continuam a existir na sua totalidade. Podendo  até dizer-se, que para começar não podia ser melhor. 
O  atual estado de “saúde” dos portados desta rua, recomenda-se .

Largo de S. João
Neste  largo os portados descritos pelo padre Anacleto, estão todos em muito bom estado, (recomendo a quem se interessar por estas coisas, uma visita aos portados sortudos).

Arrabalde dos Açougues
A tristeza mora neste arrabalde, dois dos velhos portados foram mandados abaixo (números 32 e 56), em sua substituição, surgiram aberrações complemente estapafúrdias. Os portados números 4 e 54 estão em péssimo estado de conservação, os restantes estão em condições razoáveis.

Arrabalde dos Oleiros
Também aqui a situação não é melhor que no Arrabalde dos Açougues. O portado número 34, foi substituído por um portão. Os portados dos números 17 e 19 foram rebocados e pintados. Os outros mantém-se em condições razoáveis. 

Rua das Olarias
Depois das desgraças dos arrabaldes, uma boa notícia. Os portados desta rua estão simplesmente espectaculares.
Como eu gostaria que os portados desta rua, fossem a regra e não a excepção. Recomendo vivamente uma visita aos sortudos portados desta rua.

Rua Ruivo Godinho
Os dois únicos portados desta rua (números 25 e 27) deram à sola.  As velhas casas foram derrubadas e substituídas por novos prédios.

Rua S. Sebastião
A desgraça instalou-se nesta velha rua da terra albicastrense. Dos portados existentes, apenas um  ostenta alguma dignidade, todos os restantes, estão em casas a cair de podre (como aliás se pode ver, na imagem captada na referida  rua). Uma autentica calamidade, é o mínimo que se pode dizer sobre a tristíssima situação em que se encontram os portados da velhinha rua de S. Sebastião.

UM PEQUENO RESUMO DAS SETE  RUAS                                             
Dos portados contabilizados por Anacleto Martins, 5 (CINCO) foram derrubados sem dó nem piedade (até prova em contrario). Contudo, esse número pode a curto prazo aumentar, pois a situação atual de alguns dos portados, é no mínimo de grande preocupação.
(Continua)
 O Albicastrense

4 comentários:

  1. Isto é serviço público de divulgação e promoção do nosso património!
    Parabéns e votos de um bom ano.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:14

    PORTAS FAZ LEMBRAR C H A V E S
    PREVIDÊNCIA QUE DÊ AS C H A V E S
    AO DONO. TORNEM PÚBLICO ESTE CONTRATO E ASSIM PERCEBEMOS A RAZÃO DAS C H A V E S.

    ResponderEliminar
  3. Nuno Marçal
    Para si e para todos os seus, um bom ano de 2013.
    Abraço

    ResponderEliminar




  4. Lindas as portas !!Não me tinha apercebido que havia tantas . Bem Haja por no-las mostrar.
    Um BOM ANO
    com um abraço
    Quina

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualment...