quarta-feira, março 20, 2013

ANTIGA RUA DO SACO - II

Na antiga rua do Saco, as obras continuam a bom ritmo como aliás se pode ver nas imagens aqui postadas.
Cento e muitos anos depois da oferta da antiga rua do saco a um particular, ela volta novamente à posse dos seus legítimos proprietários; os albicastrenses.
A restituição desta rua à zona histórica da terra albicastrense e aos albicastrenses, é sem duvida um acto de justiça, uma vez que a partir de agora, deixa de existir uma rua que em tempos passados era pública, mas que uns lerdaços nos finais do século XIX, resolveram entregar (com desculpa esfarrapada), a um particular.
Em 1890 António César de Oliveira de Abrunhosa, pediu à autarquia albicastrense a “supressão do beco denominado rua da Saco, no sitio em que uma das suas casas confina com o edifício dos Paços do Conselho”.
A apropriação do espaço, passou totalmente para foro particular, em Abril de 1927, após António Abrunhosa solicitar uma autorização para ”mudar um portão no seu quintal na Praça Luís de Camões, para o principio da pequena rua conhecida por rua do saco “ (1).
Tal como os nossos antepassados que em tempos passados por esta rua caminharam, também os albicastrenses do presente, dentro de pouco dias o poderão fazer.
Aos responsáveis autarcas da terra albicastrense que tornaram este facto possível, só posso mesmo dizer: bom trabalho meus senhores...
(1) Dados recolhidos no livro; “O programa polis em Castelo Branco”, da autoria de António Silveira, Leonel Azevedo e Pedro Quintela d'Oliveira.
O albicastrense

2 comentários:

  1. Anónimo15:31

    Houve recentemente mãozinha misteriosa aqui por estas bandas. Está-me cá a parecer que vamos ter surpresas "agradáveis" brevemente.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo.
    Já que não nos diz que mãozinha foi essa, só nos resta mesmo esperar. Vamos pois aguardar.
    Abraço

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...