sábado, outubro 12, 2013

ZONA DE S. TIAGO


UMA ZONA AO ABANDONO
Recentemente um dos jornais da terra albicastrense, mostrava imagens de uma velha moradia ao abandono perto da capela de S. Marcos, moradia que tem frontaria para a rua de S. António e traseira, para a rua de S. João de Deus. Fui ao local captar algumas imagens, e tentar saber um pouco mais sobre esta velha casa em particular.
Em relação à citada moradia, as imagens recolhidas por mim através de um buraco na portão, dizem-nos que estamos perante um velho palacete com algum interesse, pois no quintal podem ver-se alguns portados interessantes, assim como um pequeno muro em granito.
Segundo informações recolhidas por mim no local, a casa foi residência durante muito anos, do capitão Laranjeira, pessoa muito conhecida e apreciada na cidade, e com grandes responsabilidades no antigo quartel de cavalaria 8.
Segundo a mesma fonte, este capitão (grande benfiquista) fez algumas comissões nas antigas colónias, e terá morrido já neste século.
Convém contudo  lembrar aos mais distraídos, que a situação desta velha moradia, é apenas um grãozinho de areia na ruinosa situação urbanística em que se encontra toda a zona de S. Marcos. 
Quando em novembro do passado ano, foi aprovado na Assembleia Municipal um projecto de requalificação para a zona de S. Marcos, da autoria do arquitecto Marçal Grilo, (por unanimidade) imaginava eu, que finalmente a pobre zona onde eu e os meus sete irmãos nascemos e onde os meus avôs e pais viveram durante parte das suas vidas, iria ter a cara levada e em virtude disso podermos ver por ali comércio e pessoas a viver.
Grande decepção a minha! Pois de um momento para o outro, mandaram para o lixo o projecto que tinham aprovado, e resolvem ficar-se por um pequenino parque de estacionamento de superfície, no local onde anteriormente estava a garagem da beira. 
Meus amigos! Este faz de conta que anda para depois ficar praticamente tudo na mesma, serve-me de lição, para a próxima só lanço os foguetes quando as obras estiverem a brotar.
O Albicastrense

2 comentários:

  1. Anónimo02:53

    Passo a informar todos os Albicastrenses, que a actual Câmara Municipal de Castelo Branco continua a gerir a nossa autarquia de uma forma desregulada de bom senso. Para que não baste, o Centro de Artes Contemporâneas estar fora do contexto arquitectónico de tudo o que o rodeia, só faltava agora terem colocado um busto "Budista" à sua entrada. Um visitante que por lá passe, é capaz de julgar que está perante um templo BUDISTA! Só de loucos...Seria bom que tirassem umas fotos ao templo Budista!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:49

    Fuguetes, é pá já la vai o moiro (ão) a correr. Antes de lancarem os foguetes tem que primeiro dar indicação ao (ão)para ele estar na linha da frente.Ms essa figura budista não é o (ão)?

    ResponderEliminar

UM HOSTEL NA NOSSA ZONA HISTÓRICA

 (A CASA DA D. OLÍVIA)  Muitas foram já as vezes que aqui depositei tristezas sobre a nossa zona histórica, e muitas mais irão suced...