domingo, junho 07, 2015

ENCICLOPÉDIA - (X)

No dia 6 de junho de 1808, o famigerado general francês, Loison, mais conhecido pelo “maneta”, ordenou que fosse saqueada a Vila de Alpedrinha, semeando o terror por toda a região da serra da Gardunha, à boa maneira de um exército invasor.
De imediato dirigiu-se para a cidade de Castelo Branco, a fim de juntar as tropas que estavam sobre o seu comando, ao exército de Junot, estacionado em Castelo Branco.
No trajeto, entre Alpedrinha e Castelo Branco, passou por Tinalhas, indo acampar junto de Chão de Vã. Segui depois para as Sarzedas, rumo a Castelo Branco. 
Ao entrar na cidade, encontrou uma urbe totalmente despovoada, pois os Albicastrenses ao terem conhecimento da aproximação das tropas de Loison a das atrocidades praticadas pelas hortas do “maneta” nas terras por onde passavam, abandonaram as suas casas, que trancaram e fugiram em debandada para os campos, com receio das tropas invasoras.
(Recolhe de dados, Jornal “Reconquista”). 

O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

DESCOBRINDO CASTELO BRANCO ANTIGO – (VI)

  Esta é uma imagem que irá deixar muita gente a coçar a cabeça e a interrogar-se, sobre o local onde este edifício tinha poiso na terra...