sexta-feira, setembro 30, 2016

ENCICLOPÉDIA ALBICASTRENSE - (XIX)

                                           UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

Em 25 de Setembro de 1835, foi mandada demolir a Capela de São João, por uma portaria, ficando o terreno, onde o templo se encontrava erguida, pertença da Câmara Municipal de Castelo Branco, a fim de naquele espaço vir a ser instalado o Mercado Municipal.
Todavia, o terreno só veio a ficar devoluto em 1912, pois os albicastrenses sempre foram  contrários  à demolição desta Capela.
Só 77 anos depois (9 de Outubro de 1912), foram retirados da Capela de S. João, todas as imagens, paramentos religiosos e alfaias de culto, tendo sido transportado todo este recheio eclesiástico, para o edifício do Paço Episcopal, ocupado nessa época, pelo Liceu Nacional de Castelo Branco. 
Esta iniciativa teve lugar para que este templo fosse demolido, no sentido de tornar o largo de S. João mais amplo, a fim de haver mais espaço livre, para mais confortavelmente ali se realizarem os mercados semanais.
(Ps. Recolha de dados: Jornal Reconquista).
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGOS JORNAIS DA TERRA ALBICASTRENSE

JORNAIS DA MINHA TERRA UM POUCO DO SEU PERCURSO AO LONGO DOS TEMPOS (ll) Em 31 de Janeiro de 1889 aparece outro semanário; “ O Distrito de C...