sábado, setembro 23, 2017

A RUA DA MINHA ESCOLA - (IV)

(ESCOLA DA HORA D’ALVA)
O que sabemos nós da rua da nossa escola primária?
  

José Frederico do Casal Ribeiro Ulrich, engenheiro civil, ficou ligado a muitas das obras levadas a cabo na cidade de Castelo Branco, entre os anos 40 e 50.
Esta ligação, fundamentalmente técnica, levou o executivo camarário da época, e perpetuar a sua memória num arruamento da cidade.
O engenheiro José Ulrich nasceu em Lisboa a 28-12-1905, concluindo em 1928, o seu curso de engenheiro, no Instituto Superior Técnico, com distinção.
Em 1912 dirigiu os serviços de Urbanização. Em 1944 era Subsecretario de Estado das Obras Publicas. Em 1951 foi nomeado Presidente da Junta de Energia Nacional Nuclear.
Em 1974 foi nomeado Ministro das Obras Públicas onde desenvolveu obra de grande mérito. De entre muitas, destacamos, melhoramentos vários em todos os concelhos do Pais, a Construção do Laboratório Nacional de Engenharia, a ponte de Vila Franca de Xira e a urbanização do Santuário de Fátima.
Foi em vida, agraciado, entre outras, com as grã-cruzes das Ordens de Cristo, de Isabel a Católica e a Comenda da Cruz Vermelha Portuguesa.

PS. Ernesto Pinto Lobo, era na altura o responsável pelo Departamento Cultural da Câmara Municipal. A imagem publicada neste poste, foi retirado do referido livro.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VII)

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS" E xistiu na antiga rua da Bela Vista, atualmente denominada de S...