quarta-feira, setembro 27, 2017

A RUA DA MINHA ESCOLA – (V)

(ESCOLA DA MINA)
O que sabemos nós da rua da nossa escola primária?

Alfredo Alves da Mota, nasceu em 9 de Agosto de 1859, em Peso da Régua Em 1883. Termina a licenciatura em Filosofia e imediato se matricular em  medicina, curso que concluiu em 1887, com elevada classificação.
No ano seguinte, vamos encontrá-lo em Vila Velha de Rodão, como médico da Companhia dos Caminhos de Ferro, que então construía a linha da B. Baixa.
Concorreu, mais tarde para médico de Castelo Branco, onde viria a permanecer, até ao fim da vida. Notabilizou-se o Dr. Alfredo da Mota na luta contra a mortalidade infantil, dotando a cidade do Dispensário de Puericultura que tantos serviços prestaram à cidade e concelho.
Desenvolveu grande atividade em toda a cidade, ficando na memória de todos os albicastrenses o seu trabalho a quando da “pneumónica” (gripe) em 1918, que dizimou um terço da população da cidade e do concelho.
Figura política de grande prestígio, ocupou vários lugares de destaque nos órgãos regionais. Foi ainda professor do Liceu Nacional de Castelo Branco, exercendo também grande influência na fundação e participação efetiva em várias Associações Profissionais.
Aos 76 anos de idade, já afastado de todas as suas atividades dizia; “Afastado da minha vida, agora não sei o que hei-de fazer”… faleceu em castelo Branco a 5 de Fevereiro de 1935.

PS. Ernesto Pinto Lobo, era na altura o responsável pelo Departamento Cultural da Câmara Municipal. A imagem publicada neste poste, foi retirado do referido livro.     
                                                 O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGOS JORNAIS DA TERRA ALBICASTRENSE

JORNAIS DA MINHA TERRA UM POUCO DO SEU PERCURSO AO LONGO DOS TEMPOS (ll) Em 31 de Janeiro de 1889 aparece outro semanário; “ O Distrito de C...