domingo, outubro 15, 2017

PORTADOS QUINHENTISTAS

"PÉROLAS DA TERRA ALBICASTRENSE" 

Castelo Branco guarda na sua zona histórica, e não só, o  mais notável acervo de portas e janelas quinhentistas do nosso Portugal.
A terra albicastrense é possuidora de um agregado de valores artísticos medievais que causam inveja a muitas cidades do nosso país.
Existem portados, chanfrados ou biselados, ao sabor e segundo o estilo da época, alguns deles com lintéis trabalhados, com belos ornatos manuelinos, muitos foram alterados, concretamente, no caso muito frequente, dos portados geminados, em que uma das portas foi transformada em janela.
Contudo, estes tesouros que nos deviam orgulhar a todos, estiveram durante anos e anos ao abandono, desleixo que permitiu o derrube de alguns e à agressão a muitos outros.
Felizmente algumas coisas mudaram nos últimos anos, hoje os nossos portados são mais protegidos e acarinhados.
O mapa que ilustra este poste é o exemplo disse. O Mapa dá-nos a localização dos portadas rua  a rua, porta  a porta, tendo sido elaborado pela nossa autarquia num projeto designado por; “Rota dos Portados Quinhentista de Castelo Branco”. 
O referido mapa,  foi colocado em vários locais da terra albicastrense, de modo, a que quem nos visita possa conhecer a morada destas nossas pérolas.
                                             O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...