terça-feira, maio 04, 2021

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS – CXLIV

             
A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940.
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).
(Continuação)
A sessão seguinte saltou para o dia 17 de Agosto de 1810.
Tinha morrido João Nunes de Sequeira, recebedor do dinheiro das sisas e dos expostos, nomeou-se para o cargo vago Carlos Nunes Fevereiro e intimou-se a viúva do vilecido recebedor para, dentro do prazo de três dias, “dar as suas contas e entregar ao novo nomeado a quantia que se mostra dever”.
Na mesma sessão recebeu-se a noticia, por “uma carta do Excelentíssimo Senhor João António Salter de Mendonça”, do casamento da Princesa D. Maria Teresa com o Infante D. Pedro. Mandou a Câmara que se festejasse o acontecimento com “ as demonstrações de alegria que são próprias por tão aplausível sucesso”, demonstrações em que entravam luminárias por três dias, e encerrou-se a sessão.

Realizou-se a sessão imediata em 24 de Setembro de 1810.
Mandaram-se avaliar as ervagens e os louvados acharam que não podiam atribuir-lhes valor superior a 655.000 réis, coisa de um terço do que em outros anos tinha rendido.
Porque seria assim?
Ainda as invasões francesas. Massena tinha entrado em Portugal e a invasão, apesar de ser feita mais a norte, fez-se sentir terrivelmente também por aqui.
O exército anglo-luso, comandado por Welington, ia retirando diante do invasor e destruindo tudo, para assim criar dificuldades aos franceses. Esta táctica fez aqui sentir os seus efeitos.
Os que podiam fugiam para pontos que julgavam mais seguros, desapareceram gados, não se semeava o que devia ser semeado, em suma, uma tragedia e uma não menor miséria.
 (Continua)
PS. Aos leitores dos postes “Efemérides Municipais”.
 O que acabaram de ler é uma transcrição, do que
 foi publicado na época.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VII)

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS" E xistiu na antiga rua da Bela Vista, atualmente denominada de S...