quarta-feira, maio 26, 2021

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE

O NASCIMENTO DA IGREJA DE S. JOSÉ OPERÁRIO

As autoridades eclesiásticas, tendo reconhecido do enorme crescimento do bairro do Cansado, verificado nas últimas décadas, adveio a necessidade de dotar aquele populoso bairro com uma igreja, decidiu promover a sua construção no cimo da nova alameda.
No dia 1º de Maio de 1958 Sua Ex. o Senhor D. Agostinho de Moura, Bispo de Portalegre e Castelo Branco, conduzindo sob o pálio o Santíssimo Sacramento, partiu da Igreja da Sé, pelas 18 horas, numa grande procissão na qual se incorporaram as autoridades civis e militares e muito povo.
Chegando ao topo da Alameda do Cansado, onde se erguia um altar, ali se procedeu à bênção da primeira pedra do novo templo a erigir sob a invocação de S. José.
A construção das capelas das capelas de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora de Fátima, a restauração da Catedral e este acontecimento demonstram que o desenvolvimento da cidade se operou simultaneamente nos campos materiais e espirituais.

Recolha de texto. “Castelo Branco na História e na Arte”,
de Manuel dos Santos Tavares.
 
Resta acrescentar que sendo eu morador do Bairro do Cansado em 1958 e tendo nessa altura sete anos, pouco agasalho desse acontecimento.
 
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGOS JORNAIS DA TERRA ALBICASTRENSE

JORNAIS DA MINHA TERRA UM POUCO DO SEU PERCURSO AO LONGO DOS TEMPOS (ll) Em 31 de Janeiro de 1889 aparece outro semanário; “ O Distrito de C...