quarta-feira, dezembro 08, 2021

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS – CXLVIII

A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940. A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).

(Continuação)
Vem agora a sessão de 26 de Março de 1811.
Nomeação dos novos vereadores, que foram, José da Silva Castelo Branco, Francisco José de Carvalho e Fernando das Costa, e o novo procurador, que foi Fernando José de Carvalho.

Depois apareceu um ofício do médico Dr. Filipe Joaquim Henriques de Paiva a dizer que deixava o partido, certamente por lhe ter sido diminuído o ordenado. Mandou-se registar o ofício para os devidos efeitos.
Mas logo a seguir, aparece também outro ofício do Dr. João Antunes Pelejão a despedir-se também de médico do partido a que pertencia e isso punha a Camara em embaraços.

Que fez ela então? Reuniu os dois partidos num só e ficou nele o médico Pelejao como o ordenado completo “em atenção ao maior trabalho que havia de ter sendo só”. Em seguida mandou-se escrever ao cirurgião Manuel Mendes de Abreu “para recolher à cidade ou ao lugar onde se achassem as autoridades constituídas”.

Quem sabia lá para onde as autoridades constituídas podiam ver-se forçadas a mudar-se? 
As tropas de Massena ainda por ai andavam. Ainda na mesma sessão foi nomeado Manuel Ribeiro da Silva para “Depositário dos Novos Direitos”.
(Continua)
Aos leitores dos postes “Efemérides Municipais”.
O que acabaram de ler é uma transcrição, do
que foi publicado na época.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGOS JORNAIS DA TERRA ALBICASTRENSE

JORNAIS DA MINHA TERRA UM POUCO DO SEU PERCURSO AO LONGO DOS TEMPOS (ll) Em 31 de Janeiro de 1889 aparece outro semanário; “ O Distrito de C...