segunda-feira, maio 02, 2022

ENCICLOPEDIA ALBICASTRENSE

ALBERGARIA DE SANTA EULÁLIA

No dia 2 de Abril de 1431, foi construído, em Castelo Branco, a Albergaria de Santa Eulália, situada na Rua dos Ferreiros, entre a Porta da Vila e a Rua do Postiguinho de Valadares.
Esta Albergaria estava equipada com camas e uma cozinha, a fim de facultar aos viajantes, dormidas, comida e  água, durante três dias.


Dava ainda pousada aos peregrinos, devotos e penitentes, que seguiam as Rotas de São Tiago de Compostela, Bouloge, Guadalupe, São Vicente do Algarve e outros lugares de piedade romagem. 
Dava ainda guarida aos doentes, aos leprosos (para o que tinha anexa uma Gafaria) e aos desamparados da sorte. Tanto a Capela, como o Morgadio, foram decaindo, até que foram extintos e liquidados em 1866.
Quando o largo do Postiguinho foi requalificado através das obras do Polis, apareceram num recanto do largo, ruínas que se pensa serem dessa antiga albergaria.
O ALBICASTRENSE

2 comentários:

  1. Pedro Miguel Salvado
    Cujas ruína foram todas escavacadas pelo POLIS. Quando é que sai a púbico o relatório dos resultados da escavação a que a Câmara procedeu no loca faz anos...l?
    Comentário feito no facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está uma boa pergunta.
      Quando tentei captar imagens das ruínas através de uma das janelas da sede do Benfica, quase que me criam prender, só faltou chamarem a polícia.
      Passados todos estes anos, nem uma palavra escrita sobre as ruínas encontradas.Simplesmente vergonhoso este comportamento de quem tinha o dever e a obrigação, informar os albicastrenses.

      Eliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...