sábado, maio 21, 2022

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE



Recuperar e pintar antigas imagens da terra albicastrense, dá-me uma enorme satisfação. 



Quando “apanho” uma antiga imagem da terra albicastrense (muitas das vezes em péssimo estado), não registo à tentação de a recuperar das maletas que o tempo lhe provocou, de seguida,  dar-lhe cor, sem porem a alterar.

Espero que estas três imagens, coloquem um bonito sorriso no rosto dos albicastrenses que virem a ver esta publicação, pois se assim acontecer, o meu tempo terá sido bem utilizado.

A primeira imagem foi captada em 1927 por António César d’Abrunhoza. As oura duas podem ser igualmente do mesmo autor.


O ALBICASTRENSE

8 comentários:

  1. Parabéns! Faz excelentes recuperações e colorações de fotos antigas. Vi uma, que está exposta na entrada da Junta de Freguesia de Castelo Branco. Tenho inveja do seu arquivo fotográfico... da sua arte já nem falo! Seria possível situar as fotos acima? A primeira parece-me ser a agência do Banco de Portugal (não sei se já o era em 1927, mas presumo que sim); a segunda foto, parece o edifício do Conservatório, mas tenho sérias dúvidas e a terceira, a que mais acho interessante, é...? Rua de Santa Maria?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar o meu bem haja pelas sua palavras em relação à minha pessoa. A imagem que está na nossa Junta de Freguesia é fruto de uma colagem de quatro imagens que encontrei separadamente através dos tempos.
      Quanto às imagens tenho a dizer o seguinte: a primeira não engana mesmo, pois o edifício do Banco de Portugal é único.
      Quanto à segunda, esta enganado no que diz, se reparar bem na imagem, verifica facilmente que os telhados da parte direita da imagem são os da farmácia Grave, e que em frente temos o Banco de Portugal.
      O muro que se pode ver na parte esquerda da imagem, pertencia a uma quinta. Quinta que era murada deste o Governo Civil até ao edifício hoje designamos de banco de Portugal.
      Quanto á terceira imagem ela diz respeito á rua dos Ferreiros, pois a de Santa Maria começa na Praça Camões.
      Abraço deste albicastrense e bem haja pelo seu comentário

      Eliminar
    2. Anónimo16:07

      Eu que agradeço a sua atenção! Não imagina a curiosidade que sinto em conhecer um pouco dos caminhos calcorreados pelos meus avós, bisavós, enfim, antepassados!

      Eliminar
  2. Anónimo15:05

    RUA DE SANTA MARIA À ESQUERDA O MURO DO PARQUE DOS CTT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A rua de Santa Maria começa na Praça Camões. A rua à esquerda, é onde hoje habita o Largo Postiguinho de Valadares.

      Eliminar
  3. Da Rua de Santa Maria, em qualquer direcção que se desloque, não consegue ver a torre do Relógio à esquerda. A foto deve ter sido feita a partir daqui: https://www.google.com/maps/@39.8264769,-7.4929762,3a,75y,286.64h,107.9t/data=!3m6!1e1!3m4!1sD7x8RwCzObGemltcYK151A!2e0!7i13312!8i6656, não?

    ResponderEliminar
  4. Relativamente à segunda foto, é espantoso! O Governo Civil era o edifício onde ainda hoje se encontra? Tenho uma vaga ideia de o Tribunal ainda não existir e não sei se o espaço que ocupa tem alguma coisa a ver com a tal quinta murada, mas grande parte do imobiliário que hoje se vê entre o Banco de Portugal e o Governo Civil já lá estava. Era uma quinta muito grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:53

      Pode crer que era.
      Existem imagens que o documentam.
      Abraço

      Eliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualment...