quarta-feira, outubro 25, 2006

ALBICASTRENSES ILUSTRES


JOAQUIM MARTINS BISPO
(1878 - 1956)
Gostaria de aqui fazer uma pequena homenagem a um familiar meu (tio avô) cuja fotografia descobri acidentalmente no livro “ISTOPÍA”, já aqui referenciado por mim.
Nos apontamentos de Gil Reis publicados no jornal ”Reconquista”. Descobri o texto referente a este meu familiar, que aqui se segue.

A 26 De Maio de 1956, faleceu em Castelo Branco o decano dos comerciantes, Joaquim Martins Bispo, que contava 78 anos de idade. Era proprietário do estabelecimento comercial “A Popular”, casa fundada em 1899. 
Entre as várias iniciativas deste grande bairrista, consta-se a construção da actual entrada do Paço e respectivo grandil (1936), assim como a edificação do Hotel de Turismo, de saudosa recordação.
Joaquim Martins Bispo foi vereador e presidente da edilidade concelhia, presidente da Associação Comercial de Castelo Branco, Administrador do Concelho e Comissário da Policia, em 1916. Foi ainda director do Clube Harmonia, director e componente da Orquestra de Castelo Branco e director do Teatro de Castelo Branco.
Como homenagem a este albicastrense (meu familiar), aqui fica a fotografia do saudoso Hotel de Turismo, que ele ajudou a erguer, e que uns “tontos” resolveram mandar abaixo em 1973, para ali construir o brilhante e luxuoso hotel, que hoje lá podemos ver.
O Albicastrense

1 comentário:

  1. Madalena Brandão19:23

    Caro António Veríssimo,
    Nem sabe o serviço que me prestou ao publicar a fotografia do seu tio-avô Joaquim Martins Bispo! Como sou neta do Dr. Jorge Seabra - ele próprio sobrinho-neto de Joaquim Martins Bispo - tive a sorte de herdar uma extensa colecção de fotografias da família de Castelo Branco, dos fins do séc. 19 até aos anos de 1950.
    Tenho uma que gostaria de lhe mostrar pois suponho que seja a sua família toda em 1925. Pelo menos está nela Joaquim Martins Bispo!
    Caso esteja interessado contacte-me através do e-mail madalenapb@gmail.com.
    Cumprimentos da Madalena Brandão

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...