terça-feira, outubro 03, 2006

D. VICENTE FERRER DA ROCHA

D.VICENTE FERRER DA ROCHA

05-04-1737 - 25/8/1814

Á porta da sacristia da Igreja da Sé, é hoje visível o túmulo de D. Vicente Ferrer da Rocha, 2º Bispo de Castelo Branco e que anteriormente se encontrava oculto.
Foi
ele o responsável pela construção, (em estilo barroco), dos dois corpos laterais, com os quais foi aumentado o templo: A Sacristia Grande e a Capela do Santíssimo Sacramento.
É hoje muito comum vermos o nome dos nossos governantes em
tudo o que é sitio, muitas vezes por tudo e por nada, caramba! será que este homem não merecia algo mais que uma simples data de nascimento e falecimento na sua nova pedra tumular, (que nada têm a ver com a verdadeira lápide sepulcral)
De seguida para todos aqueles que possam estar estejam int
eressados neste tipo de conhecimentos, gostaria de informar que a verdadeira lápide sepulcral que cobria este túmulo, se encontra no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco e tem uma particularidade única.
Trata-se de uma lápide sepulcral biface, ou seja a mesma lápide foi utilizada para as campas de duas p
essoas distintas; em 1726 a lápide serviu pela primeira vez, para cobrir a campa de D. Joana Maria Josefa de Meneses e seu filho, tendo sido utilizado um dos lados para se fazer a respectiva inscrição do facto ocorrido, (diz na lápide que terá morrido juntamente com o filho, durante o parto deste).
Cerca de noventa anos depois, (em 1814), a mesma lápide serviu para o túmulo de D.Vicente Ferrer da Rocha, utilizando-se a outro face da lápide para se fazer a respectiva inscrição.
Para quem quiser saber mais dados sobre esta história, (que é lamentável), recomendo a leitura do livro “Uma Lápide sepulcral biface e uma lápide funerária de um soldado britânico”, de Luís Pinto Garcia, que poderá adquirir na loja do Museu Francisco Tavares Proença Júnior.
Por fim gostaria de dar os parabéns a todos os responsáveis pelas obras feitas, na Igreja de S. Miguel
, (Sé), estando certo que os albicastrenses partilham comigo este agradecimento.

O Albicastrense


2 comentários:

AO PRESIDENTE DA AUTARQUIA ALBICASTRENSE - (II)

Hoje ao passear pela rua Mousinho Magro, dei comigo a olhar para os dois portados que se podem ver na imagem aqui postada e a perguntar ...