DO
VESTIDO DE CHITA
(Castelo Branco – 1944)
Ao visitar a feira de antiguidades que se realiza mensalmente
Pedi-lhe de imediato que me deixasse fotografa-lo para que pudesse mostra-lo nesta pagina, tentei de seguida encontrar dados referentes a esse primeiro concurso, no jornal “A Reconquista”. Porém tal não foi possível pois o jornal só foi fundado no ano seguinte (1945). No entanto através de conversas com pessoas conhecidas consegui alguns dados sobre o referido concurso de 1944.
Gostaria de em primeiro lugar fazer um pequeno historial do concurso do vestido de chita
O primeiro concurso do vestido de chita, realizou-se no ano de 1944, tendo o ultimo sido realizado em 1986, nos anos setenta sofreu algumas interrupções.
A sua aceitação entre os albicastrenses, era tão intensa que chegou a juntar segundo o jornal “A Reconquista”, entre quinze a vinte mil pessoas no antigo parque da cidade, para ali assistirem ao referido concurso, sendo normalmente o ponto alto das festas do antigo parque da cidade.
O porquê de tal aceitação por parte dos albicastrenses, seria a sua raiz meramente popular, e também (em meu entender), o facto de ao longo do tempo, quase todos albicastrenses terem alguém na família que terá concorrido a esse concurso. A sua popularidade era tal, que a determinada altura os organizadores resolveram realizá-lo em dois dias sucessivos, normalmente sábado e domingo, sempre com casa cheia.
Em 1986, (quarenta e dois anos depois do seu início), deu o seu ultimo suspiro e desapareceu, das festividades da nossa cidade, (o tempo não perdoa).
A organização do concurso nos primeiros anos, foi da responsabilidade do jornal de Noticias do Porto, mais tarde o Benfica de Castelo Branco e depois os Bombeiros Voluntários de C.B sucederem-lhe na realização deste avento.
Concurso de 1944
O 1º Concurso do Vestido de Chita foi uma iniciativa do “Jornal de Noticias” do Porto e decorreu no parque da cidade no dia 30 de Agosto de 1944, participaram neste primeiro concurso 23 jovens e o programa do concurso foi dividido em duas partes, as três primeiras classificadas desta edição foram:
2ª Lugar – Gloria Pereira Reis
3ª Lugar – Nica Marques Graça
As ornamentações estavam a cargo da “Charneca” a instalação de Som foi feita pela Rádio Reparadora da Beira, os fogos de artifício foram de Manuel Robalo, da Aldeia de Santa Margarida.
Resta acrescentar que as receitas apuradas nesta edição revertiam a favor das seguintes instituições: Asilo Distrital da Infância e Dispensário do Dr. Alfredo Mota.
PS. A D. Maria de Rosário (Esposa do falecido Milheiros) o meu Bem-Haja pela cedência da fotografia das três primeiras classificadas.
O Albicastrense
Verissimo parabéns pelo post.
ResponderEliminarJá agora procura saber o quee como eram as danças dos Homens dos Escalos de Cima e a Dança das Mulheres dos Escalos de Cima.
Bem-hajas por partilhares estas coisas
Pior do que acabar com o concurso é o facto de ja nao termos "festividades da nossa cidade"
ResponderEliminarAtão nõ há tanta festas moirónicas? Olhe o Carnavali é um must da cultura albicastrense.
ResponderEliminarTempos...
ResponderEliminarPois, e eu faco parte dessa lista de albicastrenses, que teve uma familiar a participar nesse concurso!
ResponderEliminarNao me lembro exactamente do ano... Teria sido esse último... 1986... É muito provável...
Até à próxima!
O qye é bom depressa acaba,eu ainda fui a alguns e realmente era um concurso maravilhoso,podiam voltar a fazer,e a famosa festa da cerveja?Tambem cá faz falta para quando?xina
ResponderEliminarBons tempos agoara os novos "Senhores" não aceitam tais iniciativas.
ResponderEliminarEu tenho fotos da minha mãe do concurso de chita, quando ficou em 1º lugar e quando ficou no 2º lugar . A minha mãe é Manuela Nabais
ResponderEliminarCaro António.
ResponderEliminarEu conheço a sua familiar.
Estou a pensar publicar um novo poste sobre este velho concurso, se me enviar uma dessas fotos eu depois coloque-a nesse poste.
Cumprimentos para a sua família e para si, deste Albicastrense.