terça-feira, maio 11, 2010

FIGURAS CASTIÇAS DA MINHA TERRA


GUILHERMINO GERALDES
Guilhermino de Geraldes, era uma das figuras mais castiças do seu tempo, na cidade de Castelo Branco. Quem não se recorda dele? A festejar no estádio da luz, ou no Vale do Romeiro, de bandeira em punho a dar voltas e mais voltas, à volta do campo.
Numa altura em que o Benfica comemora mais um título de campeão nacional, interessa recordar esta figura, que se hoje fosse vivo estaria (no mínimo) a dar saltos de contentamento, por mais esta conquista do seu clube de coração.
O "tio Guilhermino", como carinhosamente era tratado por muitos albicastrenses, ou ainda como o homem que transportava as fitas cinematográficas da estação, para o cine teatro Avenida, (ou vice-versa) morreu na década de 80, (se a memória não me atraiçoa) em sua homenagem, aqui ficam dois pequenos recortes do jornal, “reconquista” publicados na década de 70.
O Albicastrense

6 comentários:

  1. Boa tarde,

    Não é do meu tempo, mas realmente Castelo Branco sempre foi rico em figuras "castiças", (como é o caso da Ti' Fátima)...

    Gostei do artigo, mesmo fazendo referência a um benfiquista! :)

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:11

    A última figura castiça que passou por estas bandas foi o Sócrates mais conhecido pelo Pinóquio.
    Segundo a lenda o seu nariz é tão grande, tão grande,que dá para fazer a 3ª travessia sobre o Tejo.
    (Menos do Mesmo)

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Post engraçado :)

    Deixo um convite: Junte-se a nós no dia 10 de Junho, no Convento dos Frades, em Trancoso, num duplo evento: «Encontro de Bloggers e lançamento do livro "Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico". Para estar presente, envie um mail para aminhaldeia@sapo.pt a solicitar o formulário de inscrição e o programa das festividades. Faça-o com antecedência, pois as inscrições são até dia 2 de Junho.

    Abraço
    Lena

    ResponderEliminar
  4. Zé do Telhado02:40

    Essa do Socrático e do seu nariz de "Pinóquio" ser tão comprido que dá para a 3ª travessia do Tejo, está bem apanhada. De facto ele é um mentiroso compulsivo. Nunca vai deixar de mentir. Vai deixar o País na miséria e quem vai pagar são os mesmos de sempre.
    Temos que lhe dar a resposta que merece. O Povo deve mostrar a sua força contra os mentirosos.
    Zé do Telhado

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:00

    E QUANDO MENTIR ERA PECADO
    MUDAM-SE OS TEMPOS
    E O PECADOR É ABENÇOADO PELO PAPA
    ROBIN DOS BOSQUES

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:54

    AH! SE É PECADO... BASTAM 2 PADRES NOSSOS E UMA AVÉ MARIA e JÁ ESTÁ PERDOADO.
    VAI DIREITINHO AO CÉU...
    O S.PEDRO QUE SE PONHA A PAU.

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VII)

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS" E xistiu na antiga rua da Bela Vista, atualmente denominada de S...