terça-feira, junho 07, 2011

OBRAS PARA ENGANAR “TOLOS”.





As celebrações de determinados acontecimentos de âmbito nacional em localidades do interior do país, leva a que muitos dos responsáveis pelas autarquias dessas localidades, ponham em prática o sistema das obras de engraxamento, também conhecidas pelas obras: “do engana olhos”.Estas obras consistem em mostrar a quem participa nessas celebrações, ou a quem as vê através das imagens transmitidas pelas várias televisões, que na terra escolhida para as ditas celebrações é tudo uma maravilha. Vem esta conversa a propósito das celebrações do 10 de Junho, que se realizam este ano em Castelo Branco.
Como não sou de ficar parado em casa, à espera do dia de amanhã, dei uma volta por vários locais da minha terra para ver como vão os preparativos para o dia 10 de Junho, ao passar pela Praça Camões, fiquei com os olhos completamente arregalados e por pouco não me dava o badagaio. Então não é, que o presidente da autarquia da minha terra, resolveu (como se pode ver nas fotos aqui expostas), lavar a cara ao velho edifício que serviu de biblioteca nos últimos anos e que agora está parcialmente desocupado!
Acontece que este albicastrense conhece a pobreza franciscana das instalações que a Cruz Vermelha ocupa neste velho e magnifico edifício, (uma autêntica miséria), assim como o deplorável estado em que se encontra todo o edifício.
Perante a pobreza das instalações ocupada pela Cruz Vermelha e perante o estado lastimoso em que se encontra este velho edifício, esperava este albicastrense que a sua autarquia recuperasse um edifício, cuja história é parte integrante da história da minha terra. Em vez disso o presidente num golpe de magia, resolve pintar a fachada, dar a perceber a quem por ali passar nesses dias, que o belo edifício esta bonzinho graças à autarquia albicastrense.
Se fosse mauzinho podia pensar para com os meus botões, o seguinte:
- Será que o estado deplorável em que este bonito edifício se encontrava, iria envergonhar os nossos responsáveis autárquicos e tirar o apetite aos ilustres convidados das celebrações do dia 10 de Junho, quando se dirigirem ao restaurante Praça Velha para encher a “pançinha” ?
- Ou será que para aquele local está marcado algum espectáculo para a noite de 10 de Junho, e como tal, não era desejável que os convidados para as cerimónias, vissem o estado deploravel em que este belo edificio se encontrava?
Responda quem souber e quiser, que este tipo de comportamento até me tira a vontade de passear pela Praça Camões.
O albicastrense

8 comentários:

  1. Anónimo14:46

    É a esquizofrenia pimba desta maioria no seu melhor. Tudo é só fachada. Nada de bom por dentro. O problema foi que a fachada do monumento podería ser confundida com uma obra de arte da colecção Cargaleiro. Terá sido?
    A propósito, a proclamada directora do dito museu drª Antunes vai ser reconduzida?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:29

    São mesmo obras de enganar ou melhor para de tapar. Há cada vez menos tolos na cidade.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:34

    O Cavaco também vai inaugurar os caixotes do lixo?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:36

    O ratinho de Belém, de acordo com o jornal da paróquia, vai inaugurar o Museu mais que usado e visto e depois vai para os morfes no conservatório. Não sei se passará pelo Praça Velha, mas se o fizer, deve ser tudo a correr, se não tropeçar nos contentores... nesse caso, a cidade entra em Estado de Sítio e não Bolo-Rei para anestesias...

    Antes do 10 de Junho ainda há-de ir alguém rabichar as paredes... paredes limpas atraem rabiscos...

    EllYlER

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:55

    Que tal este CAVACO AMIGO, O MORÂO QUER IR CONTIGO. LEVA O MORÃO PARA BELÉM!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo03:15

    Estas "festas" têm sempre estas marcas. Chama-se isto: tapar o sol com uma peneira.
    Essa de ser para enganar os tolos, está bem apanhada. Mas o tolo também costuma enganar os outros.
    Deixá-los enganarem-se uns aos outros! Foi sempre o fizeram.
    Vai ser giro o retrato.
    A "cavacal figura" a dobrar a espinha para olhar para baixo.
    A "triste figura", em "bico-dos-pés" a olhar para cima.
    Estão bem, um para o outro.
    Sentinela da Noite

    ResponderEliminar
  7. Anónimo10:23

    O Homem está viciado no sistema
    antes foguetes
    agora canas
    E nem uma palavra sobre a BANHADA que levou no domingo
    Acabou já não ganha mais nenhuma

    ResponderEliminar
  8. Anónimo20:03

    Sentila da noite,os homens nao se medem aos palmos, pelo que escreveste nao deves ser grande homem deves so ter 0,50cm.

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...