quinta-feira, dezembro 22, 2011

MORREU O PINTOR BARATA MOURA



BARATA MOURA
(1911-2011)

O pintor Barata Moura faleceu, no domingo, aos 100 anos. Nascido na aldeia histórica de Castelo Novo, concelho do Fundão, no dia 9 de Janeiro de 1911, completou este ano… 100 anos de vida.
A sua aprendizagem artística foi feita em Lisboa na Escola de Artes Aplicadas e na Escola António Arroio – para onde migrou aos 17 anos. No entanto, fortemente arraigado à sua terra natal, a passagem dos anos e os ares da cidade não desvaneceram os laços de profundo afecto que ligavam o Artista aos víveres modestos das gentes da região onda nascera, não porque aí possuísse bens materiais, mas porque desta recebeu marcada influência vivencial, espiritual, moral e mesmo intelectual, do berço até hoje.
Com vasta obra artística, pintou mais de cinco mil telas, entre elas, muitas das paisagens físicas e humanas da beira interior.
Castelo Branco e o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, estão hoje muito mais pobres. Com o desaparecimento do mestre Barata Moura, perdemos alguém que através da sua pintura, nos ensinava a amar ainda mais a nossa terra.
Aos responsáveis pela autarquia da minha terra, este albicastrense que teve a honra de conhecer o mestre Barata Moura, sugere-lhes que seja dado a uma rua da sua cidade, o nome de Barata Moura. Se não honrar-mos através das placas toponímicas, os nossos pintores, poetas, artistas, escritores ou políticos quem diabo vamos nós honrar?
A sugestão fica! Vamos aguardar, para ver o que a autarquia da minha terra pensa sobre ela.
O Albicastrense

2 comentários:

  1. Concordo consigo na atribuição do nome do Mestre Barata Moura a uma rua de Castelo Branco . Conheço a obra dele , mas não tive a sorte de o conhecer pessoalmente ; apenas fui colega de Faculdade e curso do filho que se vê na sua foto . Ele seguiu as vias da Filosofia ,eu da História , quando as reformas da época nos fizeram optar.
    Aguardemos pois , como diz , pela decisão autárquica ..
    Como o Natal já lá vai , aproveito para lhe desejar um "ANO BOM "!
    Quina

    ResponderEliminar
  2. Amiga Quina.
    Este albicastrense deseja-lhe um 2012, com muita saúde.
    Um abraço

    ResponderEliminar

ZONA HISTÓRICA DA TERRA ALBICASTRENSE.

 PRAÇA CAMÕES      UM BELO EDIFÍCIO QUE NÃO PODE CONTINUAR COMO ESTÁ.   Não sei quantas vezes já aqui lamentei, o deplorável estado em que...