quinta-feira, dezembro 29, 2011

BAIRRO DO VALONGO



UMA RUA NO SAPATINHO
DOS
MORADORES DO BAIRRO DO VALONGO

Para terminar o ano que agora acaba no blog; “Castelo Branco – O - ALBICASTRENSE”, nada melhor que aqui colocar um “post” sobre o bairro do Valongo, (bairro onde moro à cerca de 25 anos).
O Bairro do Valongo viu recentemente uma das suas ruas (rua da escola) recuperada, rua onde alguns dos seus moradores, receavam dia menos dia poder vir a morrer afogados, num dos muitos buracos que nela habitavam.
A rua da escola e os seus passeios (como se pode ver, nas fotografias que embelezam este poste), tem agora a dignidade que os seus moradores merecem, uma vez que também eles, são moradores de Castelo Branco em primeiro grau, e não habitantes de segunda ou terceira classe entre os albicastrenses.
A autarquia albicastrense, está pois de parabéns pelo trabalho feito, no entanto, este albicastrense notifica os responsáveis pelo trabalho desenvolvido, que esta é uma pequeníssima prenda nos sapatinhos dos moradores do Bairro do Valongo, uma vez que neste mesmo bairro, existem (pelo menos) mais de uma dúzia de ruas que aguardam por novos pisos, novos passeios, nova electrificação do bairro, um parque infantil e muitas outras coisas que o bairro não tem.

Senhores responsáveis pela autarquia da minha terra:
O futuro centro coordenador de transportes, pode ser importante!
O futuro aeródromo de Castelo Branco, pode ser importantíssimo!
O futuro centro de arte contemporânea, um espanto!
O futuro parque radical, uma novidade!

No entanto, por mais importância que queiramos dar as estas infraestruturas, elas serão sempre muito menos importantes, que o bem-estar dos albicastrenses que vivem em bairros, com projectos de recuperação adiados à muitos e muitos anos.

Senhores responsáveis pela autarquia da minha terra:

Será que os albicastrenses moradores no bairro do Valongo, vão continuar a olhar para os bairros vizinhos e perguntar a si próprios:
que mal fizemos nós a quem dirige a nossa autarquia, para que o bairro onde vivemos, continue a ser uma espécie de gueto em relação a outros bairros existentes em Castelo Branco?“
A pergunta fica feita, agora só falta mesmo que aqueles que propõem a construção de todas as estruturas anunciadas, que metam a mão (ou o pé) na consciência, e de imediato tenham a coragem de fazer o que em tempos constava no site da Câmara Municipal de Castelo Branco e que alguém fez sumir.

Intervenções Estratégicas do Bairro do Valongo

O bairro do Valongo desenvolve-se segundo uma tipologia de lotes de moradias uni familiares, envolvidas por pequenas áreas ajardinadas, implantadas segundo uma malha ortogonal extensa e repetitiva. A valorização deste núcleo passará inevitavelmente pela implementação de acções de qualificação do espaço exterior, nomeadamente, beneficiação dos pavimentos e do sistema de iluminação, enterramento de infra-estruturas e implementação de espaços de recreio e lazer. A introdução de elementos referênciadores que auxiliem a criação de hierarquias, de equipamentos que promovam melhores condições de convívio, e a promoção de ligações privilegiadas ao tecido urbano principal, poderão contribuir para diminuir as assimetrias actualmente existentes, dotar este bairro de vida própria, tornando-o parte integrante da cidade consolidada”


Bonitas palavras! Porém, apenas palavras....


O Albicastrense



Sem comentários:

Enviar um comentário

ZONA HISTÓRICA DA TERRA ALBICASTRENSE.

 PRAÇA CAMÕES      UM BELO EDIFÍCIO QUE NÃO PODE CONTINUAR COMO ESTÁ.   Não sei quantas vezes já aqui lamentei, o deplorável estado em que...