terça-feira, março 20, 2012

DIÁSPORA


Foi hoje inaugurada pelas 16 horas, na Praça Postiguinho de Valadares, o monumento Diáspora, dedicado a todos os albicastrenses que foram vitimas de perseguição e da intolerância dos homens. A estátua, é um homem em fragmentos, a ideia foi mesmo essa. É impossível reconstituir aquilo que de mais sagrado há e que foi destruído: a vida.
Esta estátua significa o seu regresso, em bocados. A figura “carrega” a razão da saída destes conterrâneos seculares: a procura do conhecimento (o triângulo), o pensar diferente, o olhar para as estrelas. Não tem um olhar amável ou meigo.
Do catálogo editado pela autarquia albicastrense relativo a este acontecimento, aqui ficam algumas páginas. À autarquia da minha terra, assim como a todos aqueles que colaboraram nesta bela iniciativa, este albicastrense só pode mesmo dizer: muito bem-haja, por todo o vosso esforço nesta tão bela iniciativa. Esta deslumbrante estátua, é da autoria do escultor Espanhol: MACHACO.
                                              O Albicastrense


7 comentários:

  1. Anónimo09:34

    o triângulo : SIGNIFICA O QUÊ ?
    QUE SIMBOLOGIA ?

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo.
    Segundo a Dr. Maria Adelaide Neto Salvado, (autora do texto:
    A ESCULTURA DA DIÁSPORA, publicado no catálogo.
    Na tradição do Judaísmo, o triângulo, de lados iguais, simboliza Deus, do qual é interdito pronunciar o nome; a estrela, com as suas seis pontas, símbolo da luz irradiante, é anjo que ilumina os caminhas dos que partem em demanda de um porto seguro.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:31

    Triângulo maçónico Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Ir para: navegação, pesquisa
    Triângulo maçónico (português europeu) ou maçônico (português brasileiro) é a célula base de formação de uma Loja Maçónica (ou Maçônica).

    Nos locais em que não haja possibilidade de que uma Loja Maçónica seja formada, pode ser constituído um Triângulo maçónico.

    O Triângulo maçónico pode ser formado desde que exista um número mínimo de três Mestres Maçons, trabalhando sob a égide de uma Loja Maçónica, de referir, que uma Loja Maçónica têm que ser formada pelo mínimo de sete Mestres Maçons.

    Os três Mestres Maçons justificam-se pois há três "luzes", ou cargos que numa Loja Maçónica têm sempre que existir, o de Venerável Mestre o de Primeiro e Segundo Vigilantes [1] e estes obrigatoriamente têm que ser Mestres Maçons.

    O Triângulo maçónico por norma deve ser o embrião de uma nova Loja Maçónica.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo08:52

    A ESTÁTUA ESTÁ CHEIA DE SIMBOLOGIA MAÇÓNICA E DA CABALA JUDAICA. FIZERAM UMA HOMENAGEM AOS JUDEUS E AOS MAÇONS? A ESTRELA DOS JUDEUS ATÉ FICOU ANTES DA CRUZ DE CRISTO COM QUE FUDAMENTO?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:24

    Amigo anónimo das 8:52, talvez com o fundamento do Amato Lusitano ter sido judeu... Se é uma homenagem a ele, não estava mesmo à espera de uma cruz de Cristo, ou estava?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo21:42

    http://crejsr.blogspot.pt/2008_10_01_archive.html

    È do mesmo autor esta estátua em Mérida. Fantástico.

    ResponderEliminar
  7. Digo apenas : uma justa homenagem!!!
    Quina

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...