domingo, março 11, 2012

OS POSTS DOS VISITANTES - I


Antigo Colégio de São Fiel

Por intermédio de um amigo tive contacto com uma obra que considero grandiosa, pois trata-se da proclamação da Republica Portuguesa de 5 de Outubro de 1910.
Esta colectânea "collecção da Legislação", foi promulgada pelo Ministro da Justiça (ao tempo) durante o governo provisório da Republica. Esta obra foi coordenada por Barbosa de Magalhães e Pedro de Castro.
Trata-se de uma colectânea bastante antiga (1912), e foi impressa na empresa LUSITANA EDITORA, em Lisboa. Depois de algumas horas de dedicação a esta magnifica obra, deparei-me com algo que me tocou no coração, pois foram muitas as vezes que passei por S. Fiel, quer por ocasião das festas quer para visitar amigos residentes na Soalheira.
Trata-se de um Decreto de 25 de Novembro de 1910, o qual nomeia uma comissão encarregada de estudar o destino a dar aos livros e coleções de estudo do extinto colégio de São Fiel.
Efetivamente, também eu gostava de saber qual o destino desses livros, pois serão de extrema riqueza.

Collegio de S. Fiel
Decreto de 25 de Novembro de 1910
Nomeia uma commissão encarregada de estudar o destino a dar aos livros e collecções de estudo do extincto collegio de S.Fiel

Attendendo ao que lhe representou o Governador do districto de Castello Branco, o governador provisório da Republica Portugueza, pelo Ministro da Justiça: há por bem encarregar os bacharéis José Gomes Preto, advogado, Gastão Rodolfo Correia Mendes, professor do lyceu, Alfredo Alves de Mota, medico municipal, e os cidadãos Francisco Xavier Pereira, professor da escola de habilitação para o magistério primário, e Arthur Marques de Carvalho, veterinário, para, constituídos em commissão, estudarem o destino a dar aos livros e collecções de estudo do extincto collegio de S. Fiel.
Dado nos paços do Governo da Republica, em 25 de Novembro de 1910. _
(O ministro da Justiça, Affonso Costa (No Diar do Gov. n.º 47, de 29 de Novembro).

Dados recolhidos por José Zêzere Barradas.

O Albicastrense

2 comentários:

  1. Anónimo16:39

    Na obra de Maria Adelaide Neto Salvado, O Colégio de S. Fiel centro difusor da ciência no interior da Beira, Castelo Branco, 2001, há exemplar na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, encontra-se a resposta do destino 8 de alguns dos livros da rica biblioteca do colégio.

    ResponderEliminar
  2. Amigo anónimo.

    Bem-haja pela informação.

    Aproveitando esta deixa, gostaria de agradecer à Dr. Maria Adelaide Neto Salvado, pela sua dedicação a Castelo Branco e desejar-lhe um oceano de saúde, para que ela possa continuar a ensinar-nos a amar cada vez mais, a nossa terra.

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...