quinta-feira, janeiro 31, 2013

CASTELO BRANCO SEM CINEMA



As quatro salas de cinema Castello Lopes do Fórum Castelo Branco exibem hoje, (dia 31 de Janeiro) os seus últimos filmes.
Ainda o cadáver não estava no ataúde, já os coveiros do Fórum (perdão) gestores lançavam o seguinte comunicado:

"os fracos resultados" das 4 salas e a sua "pouca atractividade", porque "apenas 1,5% de visitantes" do centro iam aos cinemas, motivaram o encerramento, mais tarde surgiria outro comunicado; “O Fórum Castelo Branco não está interessado em preencher o espaço com cinemas. Já a Sonae Sierra diz ter "um conjunto de operadores interessados numa operação que ocupe a totalidade ou a grande maioria das salas" até ontem ocupadas pela Socorama, mas não adianta candidatos”.
Depois foi a vez de João Paulo Abreu, administrador da Socorama-Castello Lopes, dizer ao PÚBLICO que o contrato, de Fevereiro de 2008, incluía "uma cláusula de cessação accionável por ambos os contratantes" quando se verificassem resultados abaixo do limite da venda de 80 mil bilhetes por ano em dois períodos consecutivos. Algo que aconteceu em 2011 e 2012.

Independentemente das justificações avançadas pela empresa Castello Lopes e pelos gestores do Fórum serem legitimas, não posso deixar de lamentar esta decisão e indignar-me com mais esta afronta, feita aos portugueses do interior do pais. Como expectador bastante assíduo das salas de cinema do fórum e conhecedor da fraca afluência por parte dos albicastrenses a estas salas, não posso deixar de estranhar este encerramento, uma vez que nada vi fazer para alterar o rumo dos acontecimentos.
Ou seja, a única coisa que vi fazer para combater a falta de expectadores foi aumentar o preço dos bilhetes!.. Quando o bom senso, aconselhava a fazer precisamente o contrário. Não seria mais aconselhado fazer sessões de tarde a preços muito mais baratos e deste modo ter salas com muito mais gente?
Quanto ao Fórum, se excluirmos a loja Worten, quase parece que estamos num Centro Comercial Chinês, ou seja, a diversidade foi substituída pela exclusividade do pronto a vestir. Também aqui não serei eu a admirar-me se dia menos dia, este Fórum se tornar um Ex. Fórum.
Perante este cenário, que fazer?

Rezar pelo regresso do cinema a Castelo Branco, não me parece ser a solução, por isso, apelava aos albicastrenses para que não ficassem calados perante esta medida e, ao presidente da autarquia albicastrenses no sentido de poder ajudar de forma positiva a resolver este assunto.
Se assim não for, “parece” que alguém nos quer obrigar a fazer Downloads dos filmes que queremos ver, (coisa que é proibida e não se deve fazer) ou então ir até Lisboa ver um bom filme.
Para um cinéfilo com eu, o encerramento das salas do Fórum é um acto extremamente doloroso, por isso, hoje em sinal de protesto decidi que durante o mês de Fevereiro, não ire comprar qualquer artigo nas lojas do Fórum de Castelo Branco, (com excepção do pingo doce)
Ps. Os cartazes, são referentes aos últimos três filmes que vi nas salas agora fechadas. 
O Albicastrense

9 comentários:

  1. Parece-me claramente uma boa decisão. Estamos a falar de uma capital de distrito no interior dum país do 2º mundo, que tem cada vez menos jovens e cada vez mais desempregados, por amor de Deus! E quem é que quer saber dessa gente?

    Criem mais salas de cinema em Lisboa, Porto e grandes centros, porque todos nós sabemos que apenas 357 salas de cinema, não chegam para ninguém.

    Agora mais a sério, esta parece-me ser claramente uma ocasião em que a autarquia ou a direcção de algum dos grandes shoppings intervir, pois se existe mercado para ringues de patinagem e cine-teatros sem uso devido, também deverá haver espaço para uma misera sala de cinema.

    ResponderEliminar
  2. João Bispo.
    Estou de acordo contigo.
    Vamos ver se a autarquia da terra albicastrense, se interessa por este assunto.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:53

    A única coisa que podia preencher o vazio deixado pelos cinemas em condições era a abertura da FNAC o que... é muito improvável.

    Espanta-me como tendo quatro salas de cinema se toma tão facilmente a decisão de ocupar o espaço com outra coisa qualquer. Há por ai tantas empresas de cinema. A lusomundo está por todo o lado, em Faro é a sbc cinema, na Guarda o Vivacine, há o cinemax, o cinema city, tantos...

    É triste que se tome esta decisão. Com preços tão altos é normal que se tenha passado o que se passou. O problema é a Castello Lopes não os albicastrenses.

    PS: E então o cinema ao ar livre no parque da cidade? Não era para avançar?

    ResponderEliminar


  4. Caro anónimo.
    A FNAC seria sem duvida uma boa ideia, o pior é que ainda recentemente fechou neste mesmo Fórum, uma loja que se dedicada a dvds, cds e livros.
    Quanto ao parque da cidade, o melhor é esperar sentado, senão vamos todos ter uma dor de costas do caraças.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:18

    Para tudo haverá sempre solução.
    Castelo Branco deve continuar a ter cinema onde sempre esteve.
    Cine-Teatro Avenida.Haja Boa Vontade
    Os Albicastrenses Merecem
    Até Lá

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:31

    A autarquia devia ser chamada para o caso porque foi ela como entidade reguladora aprovou um projecto com 4 salas de cinema que condenou outro projecto de um hipermercado já existente na cidade e matou um cinema já existente na cidade.
    A autarquia devia obrigar o Forum a respeitar a licença que foi concedida e rejeitar qualquer licença que não seja cultural para aquele especifico espaço.
    Enquanto à gestão do Forum, nada a dizer, basta ver a foto do pseudo-Director Geral na reconquista para lhe tirar o azimute!!
    A atitude de quem construiu este forum sempre foi de desrespeito pelos albicastrenses. Mas quem raio se lembra de fazer um estacionamento ao ar livre num Shopping em Castelo Branco?!?!
    50º no Verão e 100Km/h de vento no Inverno! Só aqui se vê a pinta dos fulanos...
    Deus queira que vá à falencia...

    ResponderEliminar
  7. José Costa23:52

    Amigo o que a gente desta terra necessita é desfiles de carnaval e feiras da treta... tanto na cidade como em todas as freguesias. Cinemas ou um parque de estacionamento minimamente decente para quem vai fazer uma visita ao Hospital não importa. Não dá votos.

    ResponderEliminar
  8. Amigo anónimo das 20:31.
    Que o Forum feche não estou de acordo, pois trabalham lá muita gente da terra albicastrense.
    Quanto ao resto das suas palavras. assino por baixo sem qualquer receio.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Amigo José Costa.
    Tem razão, infelizmente "parece" que os albicastrenses se deixaram adormecer, ao som da música dos maestros escolhidos por eles.
    Vamos ver, se um dia destes a orquestra desafina e os albicastrenses deixam de gostar dessa musica.
    Abraço

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...