terça-feira, fevereiro 19, 2013

CINEMA EM CASTELO BRANCO


SERÁ A REABERTURA DO CINEMA SÃO TIAGO,
UMA MISSÃO IMPOSSÍVEL?

Nos últimos tempos, muito se tem falado na terra albicastrense do encerramento das salas de cinema do Fórum, situação que deixou muitos daqueles que gostam de cinema, quase órfãos da sétima arte nas salas de cinema. O presidente da autarquia albicastrense (Joaquim Morão) disse aos jornais da cidade, que o Cine-Teatro Avenida iria aumentar a sua oferta cinematográfica, de modo a que os albicastrenses não ficassem privados da sétima arte.
O responsável pelo cinema no cine-teatro avenida, anunciou entretanto, que tem como propósito a curto prazo, a passagem de dois a três filmes por semana, intenção que só será possível a partir de março em virtude da agenda da sala do cine-teatro avenida, já ter programação feita até fins de março. Em meu entender, esta é uma boa solução, todavia, ela só pode ser vista como uma solução temporária, uma vez que a terra albicastrense e os albicastrenses, merecem uma sala de cinema a tempo inteiro.
Na minha perspectiva, a solução para o encerramento das salas de cinema do fórum está como se costuma dizer, bem de baixo dos olhos dos albicastrense e chama-se: reabertura do Cinema São-Tiago.
Cinema cuja sala tinha sido remodelada algum tempo antes de ser encerrada, para que abrissem as salas do fórum. Para alguns, esta poderá parecer uma ideia descabida, no entanto, convém desde logo dizer que a referida sala continua (segundo fui informado) a ter no seu interior as cadeiras assim como o respectivo ecrã, situação que torna esta minha sugestão bastante plausível. Contudo esta minha sugestão para resolver a falta de uma sala de cinema comercial na terra albicastrense, tem ainda a seu favor, a perspectiva de poder ser uma mais valia para a recuperação do centro comercial de S. Tiago.
Das quase cinquenta lojas existentes no Centro Comercial S. Tiago, apenas dúzia e meia estão neste momento ocupadas, perante esta situação, o regresso do cinema ao centro comercial, dava aos albicastrenses um sala de cinema comercial e ao mesmo tempo ajudava a recuperar um espaço muito importante naquela zona da terra albicastrense.
Não podemos igualmente esquecer, que, com a reabertura das lojas agora fechadas, se iriam criar alguns postos de trabalho, coisa que bem falta faz na nossa terra. Perante o que acabei de escrever, só posso mesmo propor aqui a criação de uma comissão constituída pela direcção do Centro Comercial, Associação Comercial de Castelo Branco e Câmara Municipal.
A conjugação destas três entidades só pode ser vista como uma mais valia, pois ela iria ajudar a resolver ao mesmo tempo: a situação menos boa do centro comercial; a  reabertura da sala de cinema S. Tiago e a reabertura das lojas fechadas à imenso tempo. Ou seja, a Câmara Municipal actuava junto das distribuidoras cinematográficas, para encontrar uma para explorar a sala de cinema, a direcção do centro comercial disponibilizava lojas a preços mais acessíveis nos primeiros tempos, a associação comercial fazia um estudo sobre o tipo de lojas que ali teriam visibilidade económica, associação que depois contactava o centro de emprego, para incentivar jovens desempregados a abrir pequenos negócios no referido centro comercial.
Agora que a receita está na mesa, só falta mesmo aos "mestres cozinheiros", que cozinharem esta refeição, que utilizem os melhores temperos: bom senso, muita tolerância e acima de tudo, utilizarem o especialíssimo tempero da inteligência.
O albicastrense

5 comentários:

  1. Anónimo12:18

    O filme é outro roubaram-me 50% no salário. Senhor Presidente Anibal Cavaco Silva, faça uma reflexão sobre a atitude do Santo Papa e demita-se.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo
    A mim vão gamar-me o subsidio de Ferias e mais de metade do subsidio de natal. Para quem tem uma reforma baixa como eu, posso garantir-lhe que estes cortes, vão fazer-me cortar despesas. Despesas que podem passar entre outras coisas, pelo corte da Internet.
    Abraço

    ResponderEliminar


  3. Pois é "vezinho " eu quando recebi a carta este mês sobre os cortes na pensão ,ia tendo um ataque !!
    Quanto aos cinema S.Tiago era boa ideia a reactivação juntamente com o Cine-teatro pelo qual tenho um carinho especial
    Ab.

    ResponderEliminar


  4. Amiga Idanhense.
    Era perfeitamente possível, a existência das duas salas na terra albicastrense, até porque, não vejo o Cine-Teatro Avenida, a ter sessões de estreia.
    A reabertura do Cine-S. Tiago, era sem qualquer dúvida um boa aposta, uma vez que a passagem de fitas em Castelo Branco, não pode estar unicamente sujeito a critérios pessoais.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá caro António,
    É com muito atraso que leio a sua notícia, mas eu recordo-me muito bem desta altura em que ficámos sem cinema e eu, na altura tinha condições, ia ver filme à Guarda pois a Covilhã também se encontrava sem cinema (falência nacional da Castello Lopes).
    Por acaso se me permite a questão não me sabe dizer quem é responsável directamente pelo cinema do CC São Tiago? Gostava de saber mais sobre este espaço que, mesmo já existindo 2 cinemas em Castelo Branco, seria uma mais valia para a cidade, por exemplo, transmitindo filmes clásicos a um preço acessível, etc...ideias não faltam, falta é investimento.
    Muito obrigado e continue o seu trabalho excelente no blogue!
    Francisco Morgado

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualment...